body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

531 deputados: Alcolumbre se comprometeu com pauta, dizem líderes

Lideranças da Câmara afirmam que proposta que aumenta deputados foi votada com aval do presidente do Senado de que pautaria o tema

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
hugo motta davi alcolumbre - Metrópoles
1 de 1 hugo motta davi alcolumbre - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Líderes partidários da Câmara dos Deputados dizem que o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se comprometeu a pautar na Casa Alta o projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O texto foi aprovado pelos deputados na última terça-feira (6/5) por margem apertada de 13 votos acima do mínimo necessário.

A proposta enfrenta resistências entre os senadores. Também foi motivo de pressão sobre os líderes da Câmara, que votaram a medida com a indicação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que Alcolumbre tinha dado o aval sobre o avanço do tema no Senado, caso houvesse a aprovação por parte dos deputados.

Ao todo, podem existir 18 deputados a mais eleitos na próxima eleição. A direção-geral da Câmara prevê impacto financeiro anual de R$ 64,4 milhões, que, segundo o relator do texto na Câmara, deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), não trariam gastos extras já que o orçamento da Câmara já comporta mais esse montante.

Como o Metrópoles mostrou, a votação entre os deputados rachou diferentes bancadas partidárias. A proposta foi aprovada por 270 votos favoráveis ante 207 contrários. Nove estados podem ganhar cadeiras caso a proposta avance no Congresso.

A discussão sobre cadeiras na Câmara se dá depois de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Casa revise, até 30 de junho, o número de parlamentares de cada estado, com base no último censo demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Caso a Câmara seguisse a determinação à risca, alguns estados perderiam deputados, já que houve queda da população. O Rio de Janeiro, por exemplo, perderia quatro cadeiras.

A divisão de diferentes siglas no tema se dá porque a proposta envolve questões regionais, com estados mais favoráveis às mudanças e outros contrários, a depender do impacto.

Na Câmara, o recado dado é que os parlamentares querem manter as bancadas como estão e só aumentar os locais onde houve aumento de população. Assim, existe a expectativa de que a Casa ganhará 18 deputados.

A autora do projeto, deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), argumenta que o Censo de 2022 “trouxe várias inconsistências”. Sua proposta proíbe que as bancadas estaduais percam o número de parlamentares conquistados nas eleições anteriores e autoriza o crescimento do número de deputados.

Caso o Congresso não aprove o projeto até o fim de junho, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir como vão ficar as bancadas estaduais. Nesse cenário, a definição virá por uma resolução da Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?