body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

AM: 5% das condenações por desmatamento resultam em indenizações

Pesquisa revelou um aumento nas punições, mas também evidenciou a demora no pagamento das indenizações e a falta de garantia para AM

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida de Área de mineração próximo a cidade de Porto Velho
1 de 1 imagem colorida de Área de mineração próximo a cidade de Porto Velho - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado nesta sexta-feira (31/1), revela que apenas 5% das condenações por desmatamento ilegal na Amazônia resultam em pagamento de indenizações.

A pesquisa revelou aumento nas punições, mas também evidenciou a demora no pagamento das indenizações e a falta de garantia de sua destinação ao bioma.

O estudo analisou mais de 3,5 mil ações do Ministério Público Federal (MPF) e revelou que, apesar do aumento nas condenações, apenas 5% resultaram em pagamento de indenizações. A pesquisa abrangeu mais de 3 mil processos relacionados a 265 mil hectares desmatados, com pedidos que somam mais de R$ 4,6 bilhões em indenizações.

Até dezembro de 2023, das 2 mil ações que haviam sido sentenciadas, 695 resultaram em algum tipo de responsabilização.

A pesquisa também revela que não há garantia de que as indenizações sejam aplicadas diretamente no bioma. Embora o MPF tenha solicitado a destinação dos valores para órgãos ambientais na maioria das ações, os fundos públicos, como o Fundo de Direitos Difusos e o Fundo Nacional de Meio Ambiente, foram os principais destinos das sentenças.

Responsabilização por desmatamento ilegal

De acordo com a pesquisa, que analisou o desfecho de ações civis públicas movidas pelo MPF entre 2017 e 2020 nas três primeiras fases do programa Amazônia Protege, essas etapas buscam a responsabilização pelo desmatamento ilegal do bioma na esfera cível, com a cobrança de indenizações por danos materiais e morais.

O programa Amazônia Protege, criado pelo MPF, utiliza imagens de satélite e coordenadas geográficas para identificar áreas devastadas.

As responsabilizações aumentaram, apesar do baixo índice de indenizações pagas. Outro levantamento mostrou que apenas 18% das ações resultaram em sentenças.

“É positivo ver o aumento de casos procedentes para responsabilização de desmatadores e que os tribunais têm mantido entendimento favorável à condenação nessas ações que utilizam provas obtidas de forma remota, com imagens de satélite e uso de banco de dados. O desafio agora é obter o efetivo pagamento das indenizações e a recuperação das áreas que foram desmatadas”, afirma Brenda Brito, pesquisadora do Imazon.

O estudo aponta que, das 640 sentenças consideradas precedentes após o julgamento de recursos, apenas 5% resultaram no pagamento de indenizações. Os valores quitados somam R$ 652,3 mil (0,5%) e correspondem a três sentenças e 34 termos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?