body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

As apostas de Lula para 2025: isentar IR, MCMV e saída do Mapa da Fome

Governo Lula começou 2025 com baixa na aprovação e espera contar com entregas para alimentar novo chefe da Secom

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Os ministros Jáder Filho (Cidades) e Wellington DIas (Desenvolvimento Social), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
1 de 1 Os ministros Jáder Filho (Cidades) e Wellington DIas (Desenvolvimento Social), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. - Foto: null

O Planalto iniciou o ano com a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) numericamente superior à aprovação. O mandatário trocou, na terça-feira (14/1), a chefia da Secretaria de Comunicação Social para melhorar sua performance.

Nesse sentido, ministros de pastas importantes e líderes governistas no Congresso focam numa série de medidas que podem resgatar a popularidade: a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; a ampliação do Minha Casa, Minha Vida (MCMV); a saída do Mapa da Fome; e investimentos no Desenvolvimento Regional.

Entenda

  • De acordo com a pesquisa AtlasIntel, Lula tem 49,8% de rejeição e 47,8% de aprovação;
  • O marqueteiro Sidônio Palmeira assumiu a Secretaria de Comunicação Social (Secom) na terça (14/1), com tarefa de melhorar a avaliação do governo através da comunicação. A expectativa do Planalto é que Sidônio promova uma comunicação mais integrada entre os ministérios. Essas propostas devem entrar no novo plano de publicidade do governo;
  • Além da articulação política, as entregas dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Jader Filho (Cidades) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) são vistas como cruciais para melhorar aprovação.

Os líderes do PT na Câmara e do governo no Congresso, Lindbergh Farias (RJ) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmaram ao Metrópoles que a “prioridade” no Legislativo será a aprovação da isenção de Imposto de Renda. De acordo com a mesma pesquisa Atlas, o anúncio da medida melhorou a avaliação do presidente para 30,5% dos entrevistados.

A expectativa é que o projeto seja analisado após a votação do Orçamento, onde os governistas também querem garantir a inclusão do programa Pé-de-Meia.

6 imagens
O ministro das Cidades Jader Filho (MDB)
Lindbergh Farias comemorou decisão de Eduardo Bolsonaro, abrindo mão de presidir comissão da Câmara
O líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP)
Secom prepara evento no Ullysses nesta quinta
1 de 6

Ela vai viajar junto com o ministro Wellington Dias

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 6

O ministro das Cidades Jader Filho (MDB)

Ministério das Cidades
3 de 6

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 6

Lindbergh Farias comemorou decisão de Eduardo Bolsonaro, abrindo mão de presidir comissão da Câmara

KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
5 de 6

O líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP)

Metrópoles
6 de 6

Secom prepara evento no Ullysses nesta quinta

Ricardo Stuckert/PR

Na semana ada, Lula recebeu no Planalto o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O titular da pasta, vista como a “joia da coroa” do governo por lidar com programas como o Bolsa Família, afirmou ao presidente que a meta da pasta para 2025 é retirar o Brasil do Mapa da Fome.

O objetivo é diminuir para 2% a prevalência da subnutrição no país. Seria reduzir em mais da metade os 4,2% herdados do governo Bolsonaro, quando 33 milhões de brasileiros estavam no Mapa da Fome. Em 2023, essa taxa fechou em 2,8% e, segundo a previsão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a média deste triênio deve fechar em 2,4%.

Minha Casa, Minha Vida

Em outra frente, o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), avisou ao Planalto que vai aumentar as entregas do Minha Casa, Minha Vida até 2026. Segundo interlocutores da pasta, a expectativa é que a gestão entregue de 2,3 milhões a 2,5 milhões de unidades habitacionais até o fim do ano eleitoral, sendo a maior parte antes do pleito.

Esse número representa, no mínimo, 300 mil (15%) acima do número de casas solicitado pelo presidente Lula, que espera contar com 2 milhões de habitações entregues até o fim do seu terceiro mandato. De acordo com técnicos do ministério, Jader já ordenou a aceleração das contratações PAC Seleções MCMV, categoria do Novo Programa de Aceleração do Crescimento que já atende as categorias “Entidades” e “Rural”.

No Desenvolvimento Regional, o ministro Waldez Góes espera lançar em breve o 1º Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Fizemos, agora está pronto e nas mãos do presidente, que vai lançar para a sociedade”, disse. O titular da pasta também disse que o governo federal vai investir mais R$ 12 bilhões no Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) e que tentará estabelecer uma gestão compartilhada do programa, cobiçado por lideranças locais do centrão no Nordeste.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?