body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ovo vira símbolo da inflação dos alimentos que perturba o governo Lula

Forte demanda e a escassez da oferta têm forçado o aumento nos preços dos ovos, o que vem impactando o bolso dos consumidores

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brandon Bell/Getty Images
Imagem colorida de mulher conferindo dúzia de ovos nos Estados Unidos (EUA) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher conferindo dúzia de ovos nos Estados Unidos (EUA) - Metrópoles - Foto: Brandon Bell/Getty Images

Perseguido pela alta inflação dos alimentos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê outro problema surgir com a “crise dos ovos”. Em janeiro, os preços da proteína chegaram a subir até 40% no mercado nacional. A forte demanda do produto e a escassez da oferta têm forçado o aumento nos preços dos ovos para o consumidor final.

Especialistas consultados pelo Metrópoles explicam que diversos fatores têm contribuído para a elevação dos preços dos ovos. Entre eles, destacam-se o aumento nos custos de produção, especialmente devido ao encarecimento do milho e da soja (essenciais na alimentação das aves), e às altas temperaturas registradas no início do ano.

Além disso, a quaresma — tradição do cristianismo, que começa após o Carnaval, período em que são praticados penitência, jejum e caridade — e o aumento no preço das carnes (avanços de 0,36% em janeiro e de 21,17% em 12 meses) ampliam a demanda por ovos.


A crise dos ovos

  • O preço dos ovos de galinha teve alta de 40% na segunda quinzena de janeiro, segundo a Abras.
  • Os preços dos ovos de galinha cresceram 0,89% em janeiro e recuaram 1,91% em 12 meses.
  • Para o presidente Lula, é “absurdo” uma caixa com 30 ovos ser vendida a R$ 40.
  • Governo aposta na queda do dólar (que recuou em torno de 10% nos últimos 60 dias) e na “supersafra” de 2025.
  • A inflação acumulada em 12 meses é de 4,56%. No mês ado, o grupo Alimentação e bebidas subiu 0,96%.
  • A inflação de alimentos ou de -0,5% em 2023 para 8,2% em 2024.

A professora de economia Cristina Helena de Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ressalta que os Estados Unidos (EUA) estão sofrendo com um surto de gripe aviária, o que provocou o desabastecimento de ovos no país.

Consequentemente, a demanda mundial por ovos cresceu, impulsionando os preços no mercado internacional. Após o surto da doença nos EUA, os preços subiram bastante e uma dúzia de ovos chegou a custar mais de R$ 60.

12 imagens
Caixa de ovos
Ovo é o segundo alimento mais completo do mundo
Os ovos são ricos em proteínas e vitaminas
O ovo é uma fonte completa de proteína
1 de 12

Um estudo em grande escala realizado pelo Life Span Study  encontrou evidências de que o alimento está associado a um menor risco de doenças cardíacas e até derrame

Getty images
2 de 12

Caixa de ovos

Getty Images
3 de 12

Ovo é o segundo alimento mais completo do mundo

Reprodução
4 de 12

Os ovos são ricos em proteínas e vitaminas

Pexels
5 de 12

Getty Images
6 de 12

O ovo é uma fonte completa de proteína

Pexels
7 de 12

Ovos são mais proteicos do que as frutas

Getty Images
8 de 12

Alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12

Getty Images
9 de 12

Incluir ovos no cardápio é uma maneira de aumentar o aporte proteíco

Saúde em Dia/Reprodução
10 de 12

Além de prevenir doenças do coração, o estudo chinês encontrou evidências que os ovos são responsáveis por desempenhar um papel importante na proteção contra oxidação e inflamação do organismo

Getty Images
11 de 12

O ovo é um superalimento, rico em diversos nutrientes, especialmente em proteínas

Amarita/Getty Images
12 de 12

O ovo é um alimento considerado excelente pelos nutricionistas

GettyImages

Mello destaca que esse cenário em mercearias e mercados norte-americanos “tornou a exportação de ovos mais atrativa do que a venda no mercado interno”, em razão da combinação da valorização do dólar e da demanda do mercado dos EUA.

Cerca de 18,4 mil toneladas de ovos foram exportadas em 2024, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Só em janeiro, os EUA importaram 220 toneladas — um crescimento de 22% em comparação ao mesmo período do ano ado.

Embora em alta, as exportações de ovos têm efeito “nulo” sobre a oferta interna, ressaltou a ABPA. Segundo a associação, a venda da proteína para o exterior representa menos de 1% das 59 bilhões de ovos que deverão ser produzidos neste ano.

Clima, alta demanda e custo de produção encareceram ovos

A ABPA atribui o aumento no preço da proteína:

  • à demanda natural da época — devido à quaresma, período em que, tradicionalmente, há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e ovos;
  • ao aumento no custo de produção nos últimos oito meses — com crescimentos de 30% no preço do milho e de mais de 100% nas despesas com insumos de embalagens; e
  • à alta das temperaturas em níveis históricos — o calor exerce impacto direto na produtividade das aves.

Em comunicado, a Associação Brasileira de Proteína Animal esclareceu que a alta observada no preço dos ovos trata-se de “uma situação sazonal, comum ao período pré e durante a quaresma”.

Mesmo com a influência desses fatores, o setor espera que o mercado de ovos se normalize até o final do período da quaresma — em 17 de abril —, com o restabelecimento dos patamares de consumo entre as demais proteínas.

Em contrapartida, a professora de economia da PUC entende que o aumento dos preços deve persistir. Isso porque, na análise dela, “as condições, que fizeram com que o preço subisse, não estão se alterando”.

No entanto, Mello vê a redução no custo da energia elétrica — devido à vigência da bandeira tarifária verde (sem taxas extras) e o “Bônus de Itaipu” (crédito reado à conta de luz) —  como um fator de alívio nos custos de produção de ovos.

“Isso pode ajudar um pouco a arrefecer o crescimento dos preços, no caso dos ovos. Mas como todo o resto permanece, acredito que dificilmente a gente vai ver uma queda no preço dos ovos”, pondera.

Alta nos preços dos ovos é considerada “atípica”

O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, avaliou que a escalada nos preços dos ovos “preocupa” e é atípica. Segundo ele, a alta demanda pela proteína durante a quaresma tende a encarecer o produto.

“Agora, estamos diante de uma elevação muito mais forte e antecipada ao nosso ver”, afirmou Milan. “Estamos diante de um cenário atípico, que exige atenção redobrada”, alertou.

De acordo com a Abras, o preço dos ovos variou da seguinte forma em março de:

  • 2022: teve aumento de  7,08%
  • 2023: registrou alta de 7,64%
  • 2024: desacelerou em relação aos períodos anteriores, mas subiu 4,59%

Brasileiros seguem comendo mais ovos. Em média, cada pessoa consumiu 269 ovos no ano ado, conforme a Abras. Nos anos anteriores, o consumo da proteína foi de 242 ovos (2023), 241 ovos (2022), 257 ovos (2021) e 251 ovos (2020).

Segundo o economista e contador Marcello Marin, dados indicam que, “em fevereiro, a inflação dos ovos tende a ser mais acentuada em comparação a janeiro”. Na primeira quinzena deste mês, os preços dos ovos dispararam em várias regiões do país.

“O aumento no preço dos ovos impacta diretamente o orçamento das famílias, especialmente aquelas de menor renda que dependem dessa proteína como alternativa mais ível às carnes”, ressalta Marin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?