body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Entenda anulação de paternidade de Cravinhos, concedida pelo STJ

Ministros da Terceira Turma do STJ mantiveram, por unanimidade, a anulação de paternidade de Cristian Cravinhos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Cristian Cravinhos está tentando progredir para o regime aberto. Juíza irá avaliar o pedido de liberdade após a nova avaliação psicológica - Metrópoles
1 de 1 Cristian Cravinhos está tentando progredir para o regime aberto. Juíza irá avaliar o pedido de liberdade após a nova avaliação psicológica - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Instagram

Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por unanimidade, manter a anulação de paternidade de Cristian Cravinhos, condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, promovido pelo próprio filho. O julgamento durou cerca de cinco minutos.

Durante o julgamento, a ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, destacou que o fato de Cravinhos ter cometido um crime não implica, por si só, na anulação de paternidade, mas que a ausência de vínculo socioafetivo entre pai e filho nos últimos 25 anos demonstra “quebra de deveres do cuidado do genitor para com o filho”.


Entenda o caso

  • À época do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, o filho de Cravinhos tinha 3 anos.
  • No processo, o jovem pediu a dissolução da paternidade e diz ter “vergonha” do pai.
  • Em 2009, o rapaz conseguiu mudar seu sobrenome na Justiça. Agora enfrenta batalha judicial para revogar qualquer vínculo jurídico com Cristian Cravinhos.

Ainda segundo a relatora, o abandono afetivo e material do filho por parte de Cravinhos e o constrangimento sofrido, causado pela grande repercussão do crime cometido pelo pai, foram comprovados durante o processo.

“Deixei de mencionar, aqui, os fatos de bullying que ele ou na escola e de quantas escolas ele teve que mudar depois que o fato criminoso aconteceu”, finalizou a ministra Nancy Andrighi. Neste momento, ao fundo foi possível escutar um dos ministros afirmar: “Coitado”.

A extinção do vínculo paterno já havia sido autorizada pela Justiça do Paraná, mas Cravinhos recorreu ao STJ.

Regime aberto

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) se manifestou, em janeiro, contra a progressão de pena de Cristian Cravinhos ao regime aberto.

A manifestação, assinada pelo promotor Gustavo José Pedroza Silva, aponta que Cravinhos ainda apresenta “traços disfuncionais de personalidade, caracterizados por rigidez emocional e controle excessivo”, de acordo com exame psicológico que avalia a personalidade, feito por ele.

Cristian Cravinhos demonstra dificuldade, ainda, em lidar com as emoções de forma espontânea, optando predominantemente por estratégias de racionalização e distanciamento emocional, lista a manifestação assinada pelo promotor Gustavo José Pedroza Silva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?