body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gripe aviária: com nova suspeita no Pará, governo investiga 5 focos

Começou a ser investigado pelo Ministério da Agricultura um novo caso suspeito de gripe aviária na cidade de Eldorado dos Carajás, no Pará

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de pessoas em granja - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de pessoas em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou, nesta terça-feira (20/5), que um novo caso suspeito de gripe aviária em Eldorado dos Carajás, no Pará, está sendo investigado. Diante disso, as autoridades sanitárias am a analisar cinco possíveis de focos da doença.

Dos cinco casos que estão em investigação, dois são em granjas comerciais, em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Os outros, incluindo a nova suspeita no Pará, são de produção familiar para subsistência, em Estância Velha (RS) e Salitre (CE). Alguns casos foram descartados como gripe aviária, nos municípios de Nova Brasilândia (MT) e Grancho Cardoso (SE).

O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira foi detectado no Rio Grande do Sul, em 15 de maio, no município de Montenegro (RS), e foi informado na manhã da última sexta, 16 de maio. A granja atingida abrigava 17 mil aves – parte delas morreu e o restante foi sacrificado. Ainda nesta terça, será concluído o processo de desinfecção da área e outras providências serão tomadas.

A partir desta quarta-feira (21/5), o Brasil precisará de 28 dias para ser considerado livre do vírus, desde que não nenhum outro caso seja confirmado. Após esse período, o governo notificará a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e procurará os parceiros internacionais para a retomada das exportações. Com o anúncio do caso de gripe aviária, dezenas de países fecharam total ou parcialmente seus mercados para o frango brasileiro.

“Terça acaba de desinfectar a segunda granja, e a partir de desinfectar essa segunda granja lá, onde teve o foco, o dia seguinte é o marco zero. Por 28 dias, então na medida que a partir de quarta, se a gente conseguir anunciar que o marco zero é quarta-feira, a medida que o tempo vai ando, 10 dias, 15 dias, e essa, com a voracidade deste vírus, é facilmente detectado se teria outro foco, então na medida que o tempo vai ando, a confiança do mercado também vai começando a acontecer. Não aconteceu até agora”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em coletiva de imprensa.

Casos considerados negativos até o momento:

  • Nova Brasilândia (MT) – criação de subsistência;
  • Grancho Cardoso (SE) – criação de subsistência;
  • Triunfo (RS) – criação de subsistência (área dentro do raio de 10 km de Montenegro; não configura novo foco).

Cinco casos em análise:

  • Aguiarnópolis (TO) – granja comercial;
  • Ipumirim (SC) – granja comercial;
  • Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência;
  • Estância Velha (RS) – produção doméstica para subsistência;
  • Eldorado do Carajás (PA) – produção doméstica para subsistência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?