body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

INSS: 41 entidades já foram contestadas por aposentados via aplicativo

As 41 entidades terão até 15 dias úteis para justificar o desconto, com a devida documentação, ou devolver o valor, corrigido pela inflação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, concedem entrevista coletiva frande INSS - Metrópoles
1 de 1 Presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, concedem entrevista coletiva frande INSS - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta quarta-feira (14/5), que 41 entidades foram contestadas pelos valores descontados na folha de pagamento de beneficiários da previdência. Elas foram descobertas, após o primeiro dia de os e pedidos de ressarcimento feitos por aposentados e pensionistas pelo aplicativo Meu INSS.

Até as 16h desta quarta, segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., foram contabilizados 480.660 os no app, feitos por beneficiários que sofreram descontos associativos nas aposentadorias e pensões. Desse total, 98,6% – 473.940, em números absolutos – não reconheceram o vínculo dos descontos sofridos.

Com isso, 41 entidades, ao todo, foram alvos de contestação. Elas terão, agora, até 15 dias uteis para juntar a comprovação dos descontos não reconhecidos pelos aposentados e pensionistas ou realizar o pagamento do valor devido, corrigido pela inflação.

“Esse prazo é para a instituição, não para o cidadão. O pagamento não vai para a conta do segurado, mas sim para a conta do Tesouro, e o INSS ressarcirá o segurado pagando em folha. Um detalhe importante é que, além da versão do Meu INSS para a população, também foi colocado à disposição das entidades um sistema que permite que elas façam o mesmo tipo de operação”, explicou o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assunção.

 

5 imagens
Gilberto Waller Jr, do INSS, com Rodrigo Assunção, da Dataprev
Gilberto Walller Jr, presidente do INSS
Gilberto Walller Jr, do INSS
1 de 5

Gilberto Waller Jr, do INSS, com Rodrigo Assunção, da Dataprev

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 5

Gilberto Waller Jr, do INSS, com Rodrigo Assunção, da Dataprev

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
3 de 5

Gilberto Walller Jr, presidente do INSS

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
4 de 5

Gilberto Walller Jr, do INSS

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Minoria reconheceu descontos

Segundo o presidente do INSS, apenas 1,4% dos aposentados e beneficiários que aram o aplicativo para solicitar o ressarcimento reconheceu o vínculo dos descontos associativos. Isso representa 6.720, do total de 480.660 os registrados até esta quarta.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?