body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

INSS: Câmara vota urgência de projeto que proíbe desconto em benefício

Projeto contra desconto em benefícios do INSS é de autoria do deputado Sidney Leite (PSD-AM) e ainda não tem relator

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Sidney Leite - metrópoles
1 de 1 Sidney Leite - metrópoles - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados deve votar, nesta terça-feira (19/5), o requerimento de urgência para o projeto de lei (PL) nº 1846/2025. A proposta proíbe descontos em benefícios como os que foram feitos, de maneira irregular, no escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revelado pelo Metrópoles.

A aprovação do requerimento de urgência permite que o texto seja apreciado diretamente no plenário da Casa, sem precisar ar por comissões.

O PL nº 1846/2025 prevê revogar o trecho da Lei de Benefícios da Previdência Social que autoriza o pagamento de “mensalidades de associações e demais entidades de aposentados legalmente reconhecidas, desde que autorizadas por seus filiados”. Dessa forma, os descontos não seriam mais possíveis.

O projeto é de autoria do deputado Sidney Leite (PSD-AM) e ainda não teve relator designado. “Diante desse grave cenário, é imperioso que este Parlamento atue de forma enérgica para proteger os segurados da Previdência Social, especialmente os aposentados e pensionistas, que frequentemente se encontram em situação de vulnerabilidade”, argumenta o parlamentar na justificativa do texto.

De acordo com Leite, a previsão é de tanto a urgência quanto o mérito da proposta sejam votados nesta terça.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou na última sexta-feira (16/5) que projetos sobre o tema seriam pautados. “Seguindo e sempre respeitando o regimento da Casa, vamos analisar, reunir e votar tudo o que pode compor um Pacote Antifraude. Esse tema, que é urgência para milhões de brasileiros, é urgência para a Câmara dos Deputados.

8 imagens
Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU), e o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior
1 de 8

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
2 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 8

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
6 de 8

Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU), e o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
7 de 8

I do INSS: deputados da oposição

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
8 de 8

O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi deixou o governo

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Escândalo do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?