body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula se irrita com vazamentos sobre Janja, e ministros se oferecem para mostrar celulares

Presidente Lula cobrou ministros por vazamento sobre Janja na China durante voo de volta ao Brasil, o que gerou tensão entre auxiliares

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sessão de abertura do IV Fórum CELAC-China. China Na
1 de 1 Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sessão de abertura do IV Fórum CELAC-China. China Na - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília nesta semana e, na bagagem da China, trouxe um novo climão para a Esplanada. O mandatário cobrou ministros pelo vazamento à imprensa de informações que pegaram mal para a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Em resposta, alguns deles mostraram seus telefones celulares uns aos outros e quiseram mostrar a ele – que se negou a verificar. O episódio resgata o inusitado pedido pelo fim da “República do off”, feito pelo ministro Sidônio Palmeira assim que assumiu a Secretaria de Comunicação do Planalto.

A primeira cobrança foi pública, ainda na terça-feira (13/5), durante coletiva de imprensa ainda na China. Foi quando Lula reclamou que um dos seus ministros “teve a pachorra” de vazar o teor da conversa de um jantar da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping. A colunista Andreia Sadi publicou, no G1, que Janja causou constrangimento ao questionar o mandatário chinês sobre o suposto favorecimento da direita no TikTok.

5 imagens
Janja é esposa do presidente Lula
1 de 5

Janja em viagem

© Presidência brasileira
2 de 5

Janja é esposa do presidente Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
3 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Lula afirmou que foi ele quem fez a pergunta, e que Janja apenas completou a fala. O presidente ainda disse que a primeira-dama “não é cidadã de segunda classe” para ficar em silêncio. Durante o voo de volta ao Brasil, acompanhado de alguns dos seus ministros, o mandatário voltou ao assunto e aparentou estar irritado.

Segundo apurou o Metrópoles, nesse momento, os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) chegaram a mostrar seus respectivos celulares para Lula, alegando que o vazamento à imprensa não partiu deles. Outros integrantes da comitiva, como Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), lembraram que não participaram do jantar.

Lula, porém, teria demonstrado desinteresse em fazer uma devassa em celulares alheios para descobrir a fonte da gravação. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, nada teria falado. Ele é apontado por auxiliares como um dos suspeitos de ter divulgado a informação. Por fim, ficou entendido o recado de que o presidente se irritou com a atitude e não toleraria mais vazamentos para prejudicar a primeira-dama.

Sidônio Palmeira assumiu a Secom em janeiro deste ano e pediu que ministros e auxiliares do governo Lula suspendessem o ree de informações à imprensa sob anonimato. Trata-se do famoso “em off”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?