body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Marina defende Ibama sobre foz do Amazonas: “Seja para sim ou não”

Ibama analisa um pedido da Petrobras para iniciar estudos sobre o potencial exploratório da foz do Amazonas, no extremo norte do país

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/CanalGov
Ministra Marina Silva
1 de 1 Ministra Marina Silva - Foto: Reprodução/CanalGov

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse, nesta quarta-feira (19/3), que a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a respeito do pedido da Petrobras para exploração na foz do Amazonas, na Margem Equatorial, deve ser respeitado, mesmo que seja negativa. A declaração foi dada durante o “Bom dia, ministra”, do Canal Gov.

“Os técnicos [do Ibama] estão apresentado o seu parecer e a decisão, como eu digo, será uma decisão técnica, seja para o sim ou seja para o não. É um processo que ainda não é de retirada do petróleo propriamente dito, é para fazer a prospecção do petróleo, mas é algo de altíssima complexidade”, destacou a ministra.


Entenda o caso

  • A Petrobras quer explorar petróleo na Margem Equatorial, na região Norte do país, e tenta conseguir licença ambiental.
  • A ministra Marina Silva vem reforçando que a decisão de exploração da foz do Amazonas cabe ao Ibama, com base em critérios técnicos e legais.
  • O presidente Lula defende a liberação da licença pelo Ibama, e destacou que a decisão não é de responsabilidade de Marina Silva.
  • O senador Davi Alcolumbre (União-AP), entusiasta da exploração petrolífera na região, assumiu a presidência do Senado, o que ampliou a pressão.
  • O Ibama negou um pedido da Petrobras para perfuração na Foz do Amazonas e solicitou uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS).

A previsão da Petrobras é de investimento de US$ 3,1 bilhões para exploração de petróleo e gás na região da Margem Equatorial, que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá. A expectativa é de perfurar 16 poços nos próximos cinco anos.

Em 2023, o Ibama negou um primeiro pedido da petroleira para a perfuração na foz do Amazonas, no bloco FZA-M-59. O órgão solicitou uma avaliação ambiental de área sedimentar (AAAS), que permite identificar áreas em que não se pode realizar a extração de combustíveis fósseis.

Desde então, Marina Silva tem se colocado em defesa do Ibama, que tem sofrido com inúmeras pressões políticas para liberar a licença para perfuração do poço na foz do Amazonas, em especial do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“No caso da margem equatorial, é um processo complexo de altíssimo impacto ambiental. O presidente Lula, com muita sabedoria, no início do governo, mandou que esses projetos fossem encaminhados para estudos”, defendeu a ministra.

2 imagens
Foz do Rio Amazonas
1 de 2

Local escolhido para exploração está a 175 km da costa do Oiapoque

Reprodução/Ibama
2 de 2

Foz do Rio Amazonas

Elsa Palito/Greenpeace Brasil

O ministro de Minas e Energia criticou o Ibama, na terça-feira (18/3), ao afirmar ter dificuldades em agendar uma reunião com o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, para discutir o tema.

“Agora, na Margem Equatorial especificamente, ninguém está discutindo neste momento explorar petróleo, está discutindo conhecer as potencialidades da Margem Equatorial. E, depois disso, soberanamente e estrategicamente, decidir sobre a exploração ou não”, disse Silveira.

Apesar da pressão que tem sofrido, o Ibama não tem prazo definido para decidir a respeito da exploração por parte da Petrobras na Margem Equatorial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?