body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Obstrução bolsonarista cai na Câmara em meio a julgamento de Bolsonaro

Oposição na Câmara tentou travar votações, em protesto ao julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/STF
Bolsonaro na primeira fila Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 1 da Pet 12.100
1 de 1 Bolsonaro na primeira fila Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 1 da Pet 12.100 - Foto: Gustavo Moreno/STF

A tentativa da oposição de obstruir os trabalhos da Câmara não se mostrou frutífera e votações em plenário foram retomadas na tarde desta terça-feira (25/3). O grupo tentou travar votações em comissões e no plenário, como protesto ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), mas deputados registraram presença e a ordem do dia teve início.

Por volta das 15h30, a sessão da Câmara já tinha 300 deputados presentes. O quórum era maior que os 257 necessários para dar início às votações. Parlamentares mostraram ao Metrópoles que, após a tentativa de obstrução se mostrar falha, lideranças da oposição dispararam mensagens avisando que tinham desistido de travar o plenário.

A estratégia causou desentendimento na Câmara, pois as propostas previstas para esta semana eram vistas como consensuais, de interesse da bancada feminina. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e deixou os deputados sem pautas polêmicas, de interesse à oposição ou ao governo.

Na última semana, a oposição ameaçou obstruir os trabalhos na Câmara, ou seja, entrar numa espécie de “greve” para marcar posição. O grupo cobra uma resposta de Hugo Motta sobre o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e na suposta trama golpista. O tema causou confusão no plenário, com a deputada Maria do Rosário (PT-RS) reclamando sobre a possibilidade de trava na votação dos projetos das mulheres.

Nos bastidores, lideranças da oposição afirmaram que uma nova tentativa de obstrução pode ocorrer nesta quarta-feira (25/3), quando o STF deve finalizar o julgamento para decidir se Jair Bolsonaro se tornará ou não réu. A Corte decidirá se aceita denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente e mais sete aliados pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?