body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pedetistas reclamam de Lula por indicar nome ao INSS sem ouvir Lupi

Lula indicou o procurador federal Gilberto Waller Júnior para presidir o INSS, no lugar de Alessandro Stefanutto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Foto colorida do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante posse de Carlos Lupi como Ministro de Estado da Previdência Social - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante posse de Carlos Lupi como Ministro de Estado da Previdência Social - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A indicação do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sem consulta ao Ministério da Previdência Social desagradou a cúpula do PDT, partido do ministro Carlos Lupi.

Na noite dessa quarta-feira (30/4), o Palácio do Planalto divulgou uma nota onde indica que a escolha de Gilberto Waller Júnior para presidência do INSS é uma determinação do presidente e que a nomeação foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, sem a participação de Lupi.


Entenda o caso revelado pelo Metrópoles

  • Em março de 2024, o Metrópoles revelou que 29 entidades autorizadas pelo INSS a cobrar mensalidades associativas de aposentados aumentaram em 300% seu faturamento enquanto respondiam a mais de 60 mil processos judiciais.
    Segundo o TCU, o valor arrecadado com descontos subiu de R$ 544 milhões (2021) para R$ 2,1 bilhões (2024).
  • Depois das denúncias, o INSS iniciou investigações internas; CGU e PF abriram apuração, que resultou na Operação Sem Desconto.
  • A lei que permite os descontos diretamente na folha dos aposentados é da década de 1990, e foi instituída com o intuito de simplificar a relação entre aposentados e entidades às quais se filiaram voluntariamente.

Para integrantes do PDT, a escolha do novo nome aconteceu de “maneira inadequada” e demonstrou uma falta de solidariedade por parte do presidente Lula ao ministro da Previdência, alvo de críticas por parte de oposicionistas e também da base.

Fontes ligadas ao PDT destacam ainda que a escolha do presidente do INSS não é apenas de responsabilidade do Ministério da Previdência, uma vez que o nome ainda a por uma série de investigações por parte da Casa Civil, onde é analisado o histórico e o currículo do indicado.

Lula comenta fraudes

O presidente Lula em pronunciamento na cadeia de rádio e televisão, ainda na quarta, disse que o governo trabalhou para reprimir o esquema de fraude no INSS e pontuou que as irregularidades teriam começado em 2019, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

“Nosso governo, por meio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, que vinha operando desde 2019. Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, afirmou Lula.

Na Câmara dos Deputados, Lupi disse que o governo avalia uma forma de restituir aos aposentados e pensionistas os valores descontados de forma irregular, com o aval do INSS. “Os bens de todas as associações [investigadas] estão bloqueados para pagar parte do débito.”

O PDT é um dos partidos da base do governo no Congresso Nacional, com 17 deputados federais e três senadores. O partido tem apoiado a gestão petistas em pauta de interesse dentro do Legislativo, mas frisam que podem deixar a base caso Lula peça a cabeça de Carlos Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?