body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PSD apoia a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, diz vice-líder

Presidente do PSD, Gilberto Kassab vem sofrendo pressão do governo e do STF para que a sigla não apoie bolsonaristas no projeto da anistia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Reinhold Stephanes Junior
1 de 1 Reinhold Stephanes Junior - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O vice-líder do PSD na Câmara, deputado Reinhold Stephanes Junior (PR, foto em destaque), assinou o requerimento de urgência do projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. O movimento do parlamentar, que é um dos mais bolsonaristas da sigla, já era esperado, mas agora, além de oficializar apoio, ele disse que o PSD como um todo concorda com a anistia.

O presidente do partido, Gilberto Kassab, vem sofrendo pressão do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o partido não apoie qualquer iniciativa favorável ao projeto da anistia.

A declaração de apoio de Stephanes foi celebrada por bolsonaristas como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

5 imagens
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o cacique do PL Valdemar Costa Neto
O secretário de Governo, Gilberto Kassab, e o governador Tarcísio de Freitas
Governador de SP, Tarcísio de Freitas, e seu secretário de Governo, Gilberto Kassab
O governador Tarcísio de Freitas e seu secretário Gilberto Kassab
1 de 5

Reprodução/Instagram
2 de 5

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o cacique do PL Valdemar Costa Neto

Reprodução/Redes Sociais
3 de 5

O secretário de Governo, Gilberto Kassab, e o governador Tarcísio de Freitas

Governo do Estado de São Paulo
4 de 5

Governador de SP, Tarcísio de Freitas, e seu secretário de Governo, Gilberto Kassab

FlickR Governo do Estado de SP
5 de 5

O governador Tarcísio de Freitas e seu secretário Gilberto Kassab

Mônica Andrade/Governo de SP

Conforme noticiou o Metrópoles na coluna de Igor Gadelha, na quinta-feira (27/3), o ministro do STF Alexandre de Moraes, que é relator do inquérito do golpe na Corte, tem em mãos nova arma para pressionar Kassab contra a anistia.

No último dia 19 de março, Moraes ordenou que uma investigação contra o presidente do PSD por corrupção iva, caixa 2 e lavagem de dinheiro oriunda da Lava Jato retornasse da primeira instância para o STF.

A decisão tem por base a recente mudança de entendimento do Supremo sobre a prerrogativa de foro, ou seja, sobre o foro privilegiado.

Além disso, eventual apoio explícito e formal de Kassab em prol do projeto da anistia pode dividir internamente o partido, que tem três ministérios no governo — Agricultura, Minas e Energia e Pesca. Ao mesmo tempo, Kassab atualmente é secretário de Governo e Relações Institucionais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

PSD deve liberar deputados

Sóstenes promete apresentar o requerimento de urgência do projeto da anistia na reunião de líderes da Câmara marcada para a quinta-feira (3/4). O objetivo dele é protocolar o pedido com s de nove partidos.

O líder do PSD de Kassab, por sua vez, tem dito a interlocutores que o partido só apoiará o requerimento se o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizar novamente regimes de urgência.

Desde que assumiu o comando da Casa, em fevereiro de 2025, Motta avisou aos deputados que só pautará regimes de urgência para temas que realmente necessitem ser analisados de forma célere.

O líder do PSD tem ressaltado ainda que uma coisa é apoiar a urgência e outra são os votos para aprovar o mérito do projeto. No mérito, a tendência do PSD é “liberar” a bancada para que os deputados votem como quiserem.

O presidente da Câmara prometeu realizar uma reunião nesta terça-feira (1º/4) com partidos que apoiam a urgência do projeto da anistia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?