body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Reunião nesta 5ª vai oficializar imposto zero para importar alimentos

Câmara de Comércio Exterior (Camex) deverá aprovar a isenção do imposto de importação de alimentos, anunciada pelo governo na semana ada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Empresa que fornece café à Câmara interrompeu fornecimento diante da alta dos preços
1 de 1 Empresa que fornece café à Câmara interrompeu fornecimento diante da alta dos preços - Foto: Getty Images

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) se reúne às 14h30 desta quinta-feira (13/3) para decidir sobre a isenção do imposto de importação (II) de nove produtos alimentícios, anunciada na quinta-feira ada (6/3) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Se aprovada, a isenção começa a valer a partir da publicação da resolução. Como a Camex é uma secretaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado por Alckmin, não deve haver surpresa e a isenção deve ser aprovada.


Entenda

  • O governo Lula (PT) decidiu isentar o imposto de importação de nove itens alimentícios, com o objetivo de arrefecer o preço dos alimentos, que está pressionando a inflação do país.
  • A medida, porém, não foi bem recebida por parte do agronegócio nacional, que sugeriu outras medidas para baixar o preço da comida.
  • Os produtos que devem ter o imposto zerado são:
    • Café, hoje taxado em 9%;
    • Azeite de oliva, hoje em 9%;
    • Óleo de girassol, hoje em 9%;
    • Milho, hoje em 7,2%;
    • Açúcar, hoje em 14%;
    • Sardinha, hoje em 32%;
    • Biscoito, hoje em 16,2%;
    • Massa alimentícia (macarrão), hoje em 14,4%; e
    • Carne, hoje em 10,8%.

Segundo Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, a isenção pode gerar perda de arrecadação da ordem de R$ 1 bilhão por ano. O total da arrecadação perdida no ano de 2025 vai depender do início da vigência da medida, além de considerações de sazonalidade. Salto explica que o custo para os cofres públicos não é muito relevante, ao menos neste momento.

O Ministério da Fazenda ainda não apresentou o cálculo oficial de impacto fiscal das medidas. O ministro Fernando Haddad, inclusive, não participou das reuniões sobre o assunto na semana ada e foi representado secretário-executivo, Dario Durigan, e pelo secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?