body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Energia nuclear: entenda o que é e por que usamos tão pouco no Brasil

A usina nuclear é uma fonte energética limpa, pois não emite gases poluentes. Entenda por que o Brasil prefere utilizar hidrelétricas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de usina nuclear - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de usina nuclear - Metrópoles - Foto: Getty Images

Na busca por fontes de energia que abasteçam o mundo sem poluir o meio ambiente, uma das opções menos discutidas é a das usinas nucleares. Embora muitas pessoas achem o contrário, a energia nuclear é limpa e uma das formas mais eficientes de gerar eletricidade. No entanto, apesar de tão poderosa, ainda é pouco utilizada no Brasil, que dá preferência à energia gerada por hidrelétricas.

“Uma usina nuclear gera eletricidade por meio da fissão nuclear, processo no qual o núcleo de um átomo, geralmente de urânio, é dividido, liberando uma grande quantidade de calor. Esse calor aquece a água, transformando-a em vapor, que movimenta turbinas ligadas a geradores de eletricidade”, detalha a professora de física Kamila Pimentel, do Colégio Católica Brasília.

Atualmente, a energia nuclear equivale a 23,7% da energia limpa mundial. Os países que mais utilizam essa fonte incluem Estados Unidos, França, China, Rússia, Coreia do Sul, Índia e Canadá.


Tipos de fontes de energia

  • Usina nuclear: o processo não libera gases poluentes ao meio ambiente, mas há necessidade do armazenamento de lixo nuclear.
  • Usina termelétrica: como utiliza a queima de combustíveis em seu processo, libera gases poluentes ao meio ambiente.
  • Energia eólica: considerada uma fonte de energia totalmente limpa, pois não emite gases poluentes, utiliza a força dos ventos para girar as turbinas e produzir eletricidade.
  • Energia hidrelétrica: também é considerada uma fonte limpa de energia, ao utilizar a força da água para impulsionar turbinas e gerar energia elétrica, porém a construção pode trazer impactos ambientais.

Por que o Brasil utiliza tão pouca energia nuclear?

Mesmo com alta eficiência e sem poluir o ar, a usina nuclear é uma fonte de energia pouco usada no Brasil. O país tem preferência pela utilização de hidrelétricas, que são menos custosas e ainda são renováveis. Outro motivo é o risco da energia nuclear, incluindo o problema do lixo radioativo, que precisa ser armazenado com muito cuidado por milênios.

“Por aqui, a gente não usa muito por algumas questões. O Brasil possui recursos naturais suficientes, como as quedas da água, por exemplo. A criação e o controle de uma usina nuclear são muito caros, necessitando de uma tecnologia muito grande para manutenção”, explica o professor de química Joaquim Dantas Neto, do Colégio Marista de Brasília.

O Brasil possui duas usinas nucleares em funcionamento: Angra 1 e Angra 2, ambas localizadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Angra 3 está em construção e a previsão para o início do funcionamento é em 2028. “É preciso lidar com alguns obstáculos antes da expansão dessa fonte de energia no Brasil. Os acidentes de Chernobyl e Fukushima ainda permeiam o imaginário coletivo”, ressalta Kamila.

Imagem colorida de hidrelétrica - Metrópoles
Principal fonte de energia no Brasil são as hidrelétricas

Riscos do uso de usinas nucleares

A utilização de usinas nucleares traz riscos e desafios para os países que possuem a tecnologia. Por exemplo, como no processo de geração de energia há o uso de um elemento químico radioativo, um possível vazamento traria impactos significativos para a saúde da população e do meio ambiente.

O descarte do lixo nuclear também é difícil e muito custoso, necessitando de monitoramento por muito tempo. Apesar de não emitir gases poluentes, as usinas nucleares dependem do urânio, que é um recurso finito.

“Caso haja um vazamento, o Brasil não é um país tão preparado para lidar com esse problema de saúde. A gente já viveu isso anos atrás em um acidente envolvendo radiação em Goiânia. Até hoje existem processos na Justiça por conta desse acidente”, afirma Dantas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?