Fortificações mais antigas do que a Muralha da China são descobertas
Muro fortificado foi construído por volta do ano 800 a.C., enquanto a Muralha da China data da dinastia Qin, entre 221 a.C. e 206 a.C.
atualizado
Compartilhar notícia

Arqueólogos chineses descobriram a existência de um muro fortificado construído há cerca de 2,8 mil anos, antes da unificação da China. Localizado na província de Shandong, ele foi erguido por volta de 800 a.C. e expandido entre 475 a.C. e 221 a.C.
Primeiramente, a construção possuía 10 metros de largura. Porém, durante o período dos Estados Combatentes — quando sete dinastias disputavam a hegemonia chinesa —, o muro foi expandido para cerca de 30 metros de largura.
A datação foi realizada por meio de radiocarbono em ossos de animais e restos vegetais. Os arqueólogos ainda encontraram vestígios de casas, estradas e trincheiras nas proximidades do local.
A imprensa estatal chinesa afirma que a fortificação estaria ligada à Muralha da China e que a construção dela começou muito depois do que se pensava anteriormente. No entanto, especialistas dizem que o muro não faz parte da Grande Muralha.
Para eles, o muro integra uma série de fortificações regionais construídas antes da dinastia Qin, enquanto a Grande Muralha da China começou a ser erguida apenas no governo de Qin Shi Huang, datado de 221 a.C. e 206 a.C, unificando construções preexistentes.

A descoberta é importante, porque reforça o conhecimento sobre as estratégias militares da China antiga e o papel das fortificações antes da unificação do país.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!