Chá anti-inflamatório tem ativos que combatem o envelhecimento celular
Esse chá tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, além de compostos antioxidantes
atualizado
Compartilhar notícia

O cumaru é originário da região Amazônica. Como tem sabor adocicado, ganhou o apelido de “baunilha brasileira”. Outro nome pelo qual ficou conhecido é o de fava-tonka. Assim como outras plantas da Amazônia, dá para absorver as propriedades da semente aromática por meio do consumo de chá.
De acordo com o nutricionista Guilherme Rodrigues, o chá de cumaru ficou “conhecido” por dispor de compostos anti-inflamatórios, analgésicos e antioxidantes. “Auxilia no alívio de dores musculares e articulares, melhora a saúde respiratória e fortalece o sistema imunológico”, pondera o especialista em saúde e performance.
Pós-graduado em nutrição clínica funcional, Guilherme salienta quanto ao cumaru trazer na composição a cumarina, um composto bioativo com ação anti-inflamatória e anticoagulante. Embora a substância beneficie a saúde, há contraindicações, em especial pacientes com quadros hepáticos, conforme cita o nutricionista.
“O consumo excessivo de chá de cumaru tende a ser tóxico devido à presença da cumarina, que pode afetar o fígado. Dessa forma, pessoas com problemas hepáticos, gestantes e indivíduos que fazem uso de anticoagulantes devem evitar a bebida ou ingeri-la com moderação”, reforça o especialista em nutrição clínica funcional.

Segundo o nutricionista, o chá de cumaru integra antioxidantes, capazes de combater o envelhecimento celular. A bebida também pode oferecer o efeito relaxante. “Ajuda no combate à insônia e ao estresse”, explica o pós-graduado em nutrição clínica funcional.
Receita do chá de cumaru
- Para preparar o chá, ferva 500 ml de água.
- Adicione uma colher de sopa de sementes de cumaru raladas ou picadas.
- Deixe em infusão por 10 a 15 minutos.
- Coe antes de consumir.
- Pode ser ingerido até duas vezes ao dia.
Caso queira potencializar os efeitos da infusão, Guilherme Rodrigues sugere adicionar o gengibre devido ao potencial anti-inflamatório. “Mel e limão reforçam o sistema imunológico”, esclarece. Outra opção indicada pelo especialista é a canela: “Tem propriedades estimulantes, termogênicas e é bom para o controle do açúcar no sangue.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.