Chef ensina a fazer a pipoca doce perfeita sem deixar o açúcar queimar
Para quem deseja fazer a pipoca doce perfeita, a chef Carol Costa elaborou um o a o que ajudará a acertar no preparo do quitute
atualizado
Compartilhar notícia

Com a chegada do fim de semana, há quem opte por maratonar filmes e séries que acabaram de entrar no catálogo dos serviços de streamings. Aderir a esse programa “pede” um balde pipoca. Recentemente, a coluna Claudia Meireles aprendeu a fazer o prato e estourar todos os milhos colocados na a. Agora, chegou a vez de descobrir como preparar a delícia doce a partir do o a o elaborado pela chef de cozinha e professora universitária de gastronomia Carol Costa.
Caso tenha tentado fazer o quitute várias vezes, porém costuma deixar o açúcar queimar, a chef destaca ser “fundamental seguir alguns pontos e dicas importantes para criar a pipoca doce perfeita”. Segundo a docente, o processo de preparo começa com a escolha da a certa: “Deve ser grande o suficiente para permitir que a pipoca expanda sem problemas”. Ela aconselha usar um óleo de “boa qualidade” a fim de evitar que o alimento adquira um sabor desagradável.
Durante o preparo, é “crucial” manter a a em movimento constante para garantir que a pipoca cozinhe de maneira uniforme, conforme menciona Carol. Após o estouro dos milhos, a chef recomenda transferi-los para a frigideira em que o açúcar é caramelizado. Para os interessados em fazer o prato e acertar, eis a dica valiosa da especialista: “Utilize uma frigideira antiaderente e cozinhe o açúcar em fogo baixo.”
Carol explica que o açúcar deve ser mexido constantemente. “Isso ajuda a evitar que queime e comprometa o resultado final”, sustenta.
Outra técnica ensinada pela chef envolve a adição de manteiga ao açúcar durante o processo de caramelização. De acordo com a especialista, esse truque vai além de apenas prevenir a queima. “Confere um sabor mais rico e atraente à pipoca doce”, defende. A professora universitária salienta sobre essas orientações facilitarem “alcançar a perfeição na preparação da pipoca doce.”

Aprenda a receita
Ingredientes
- 1 xícara de pipoca de milho
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Modo de preparo da pipoca
- Em uma a grande, adicione o óleo de coco e coloque em fogo médio.
- Depois, coloque dois ou três grãos de pipoca na a para testar o calor.
- Quando os grãos estourarem, adicione o restante do milho de pipoca.
- Cubra a a com uma tampa e agite-a constantemente para que a pipoca cozinhe uniformemente.
- Quando a pipoca parar de estourar, retire a a do fogo.

Modo de preparo do caramelo
- Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo.
- Adicione o açúcar e misture até que esteja completamente dissolvido.
- Cozinhe o açúcar por cerca de cinco minutos ou até que esteja caramelizado e dourado.
- Adicione a pipoca à frigideira com o açúcar caramelizado e misture bem.
- Adicione a essência de baunilha, se desejar.
- Sirva a pipoca doce quente ou fria, conforme a preferência.
Mais dicas da chef
- Use óleo de coco para dar um sabor suave e uma textura crocante à pipoca.
- Ajuste a quantidade de açúcar ao seu gosto.
- Adicione outros ingredientes, como nozes ou frutas secas, para dar um toque especial à pipoca doce.
A especialista enfatiza que essa receita é “fácil de fazer e deliciosa”. “Com o óleo de coco e o açúcar caramelizado, você terá uma pipoca doce perfeita para qualquer ocasião”, atesta. Carol indica variar nos sabores e temperos com o objetivo de desenvolver o próprio o a o, mas também adaptar ao gosto pessoal. “Experimente e ajuste o preparo ao seu gosto”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.