De manhã ou à noite: saiba quando tomar vinagre de maçã para emagrecer
Mestranda em nutrição, Cibele Santos explica sobre o consumo do vinagre de maçã de manhã, à noite ou antes das refeições
atualizado
Compartilhar notícia

Assim como a ora-pro-nóbis, cúrcuma e água com limão, o vinagre de maçã conquistou o selo de “aliado do emagrecimento”. Entretanto, há quem tenha dúvidas se o consumo deve ser feito de manhã ou à noite. Se ficou alguma vez com esse questionamento, a coluna Claudia Meireles vai elucidar as interrogações.
De acordo com a nutricionista Cibele Santos, de Brasília, o melhor turno para ingerir o vinagre de maçã com o objetivo de emagrecimento irá variar de pessoa para pessoa. Contudo, vale se atentar a algumas práticas comuns listadas pela mestranda em nutrição.
De manhã
A quem opta por tomar vinagre de maçã no turno matutino visando a perda de peso, Cibele orienta diluir em água e consumir antes do café da manhã. Ela explica que a estratégia “pode ajudar a aumentar a saciedade e controlar o apetite ao longo do dia.”
“Isso pode ser benéfico para quem deseja reduzir a ingestão calórica”, garante a nutricionista.

Antes das refeições
“Consumir vinagre de maçã diluído em água cerca de 15 a 30 minutos antes das refeições tende a contribuir com a melhoria da digestão e a sensação de saciedade”, sustenta a especialista. Cibele esclarece que a ingestão nesse período “pode levar a uma menor ingestão de alimentos durante o almoço ou jantar“.
À noite
Conforme a mestranda em nutrição, algumas pessoas preferem tomar vinagre de maçã à noite, especialmente por sentirem que o hábito favorece o processo de digestão dos alimentos consumidos durante o dia.
“Se você optar por essa abordagem, é importante diluí-lo bem e, se possível, consumi-lo junto ou após a refeição”, receita Cibele.
Conselho da nutricionista
A nutricionista detalha que, independentemente do horário escolhido, a chave para alcançar os objetivos de emagrecimento é a “consistência”. “Sempre dilua o vinagre de maçã em água para evitar desconfortos digestivos e danos ao esmalte dos dentes”, indica.

A especialista recomenda não exceder a quantidade, de uma a duas colheres de sopa por dia. “Como sempre, monitore como seu corpo responde ao suplemento. Se você tiver dúvidas ou condições de saúde específicas, consulte um médico ou nutricionista”, instrui a mestranda em nutrição.
Detalhes sobre o vinagre de maçã:
- O vinagre de maçã dispõe de propriedades microbianas e favorece a melhoria da saúde do coração, devido à redução do colesterol.
- Quando for adquirir o vinagre, escolha um de maçã orgânico, não filtrado e não pasteurizado
- Também verifique se o alimento não contém aditivos ou açúcares adicionados.
- Vale enfatizar que pacientes de doenças renais ou diabetes não devem consumir o vinagre de maçã.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.