body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Harry busca proteção real após ameaça de assassinato da Al-Qaeda

Príncipe Harry entrou na Justiça para reaver proteção policial no Reino Unido após sofrer ameaça de assassinato da Al-Qaeda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Príncipe Harry
1 de 1 Príncipe Harry - Foto: Getty Images

O príncipe Harry buscou proteção policial em meio a uma ameaça da Al-Qaeda depois que sua segurança oficial financiada pelo estado foi retirada. A reivindicação foi feita em uma sessão fechada, em audiência no Royal Courts of Justice em Londres, nos dias 8 e 9 de abril.

Entenda:

  • Harry perdeu o direito à proteção policial de rotina desde que renunciou aos cargos no alto escalão da monarquia, em março de 2020.
  • Os membros ativos da realeza dispõem dessa segurança, que é custeada pelos contribuintes britânicos.
  • A esposa dele, Meghan Markle, e os dois filhos, Archie e Lilibet, também ficaram sem essa cobertura.
  • O caçula do rei Charles III entrou na Justiça contra o Ministério do Interior — instituição responsável por retirar a segurança de Harry enquanto ele estiver em solo britânico.
  • Após a audiência de exposição dos fatos, o Tribunal de Apelação de Londres deverá emitir uma decisão por escrito, ainda sem data definida.
5 imagens
O duque de Sussex entrou na Justiça para pedir proteção policial quando estiver no Reino Unido
Segundo os advogados, o príncipe Harry sofreu ameaça da Al Qaeda
Foram dois dias de audiência em Londres
O duque de Sussex esteve presente nas audiências acompanhado de advogados
1 de 5

Como não integra mais o núcleo sênior da realeza, Harry perdeu a segurança privada

Neil Mockford/Getty Images
2 de 5

O duque de Sussex entrou na Justiça para pedir proteção policial quando estiver no Reino Unido

Neil Mockford/Getty Images
3 de 5

Segundo os advogados, o príncipe Harry sofreu ameaça da Al Qaeda

Carl Court/Getty Images
4 de 5

Foram dois dias de audiência em Londres

Carl Court/Getty Images
5 de 5

O duque de Sussex esteve presente nas audiências acompanhado de advogados

Max Mumby/Indigo/Getty Images

De acordo com o The Telegraph, a advogada do duque de Sussex, Shaheed Fatima, disse que a organização terrorista pediu que Harry “fosse assassinado” depois que a sua segurança foi reduzida em 2020. Segundo ela, a segurança do príncipe soube que a Al-Qaeda publicou uma mensagem afirmando que seu “assassinato agradaria à comunidade muçulmana”.

A segurança do filho caçula do rei Charles se tornou ainda maior após o príncipe Harry compartilhar experiências que ele teve ao servir duas vezes no Afeganistão com o Exército Britânico em seu livro de memórias, Spare. Na obra, Harry confessou ter matado 25 talibãs e detalhou seu papel nas operações de combate.

Na audiência, a equipe jurídica de Harry argumentou que nenhuma avaliação formal de risco foi concluída quando a segurança automática do duque de Sussex foi retirada em 2020. “Não se deve esquecer a dimensão humana deste caso. Há uma pessoa sentada atrás de mim cuja segurança, cuja proteção e cuja vida estão em jogo”, disse Shaheed Fatima nas declarações escritas.

“Há uma pessoa sentada atrás de mim a quem foi dito que aria por um processo especial e personalizado, quando, por experiência própria, sabe que se trata de um processo manifestamente inferior em todos os sentidos”, acrescentou a advogada.

Além disso, os advogados afirmaram que Harry, que mora na Califórnia com Meghan e os filhos, “não se sente seguro” em levar a família para o Reino Unido após a perda da proteção policial financiada pelo Estado.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?