J. Borges é homenageado em exposição no Congresso Nacional
Autoridades e convidados se reuniram, no Congresso Nacional, em abertura de mostra em homenagem às obras do artista nordestino J. Borges
atualizado
Compartilhar notícia

Nessa quarta-feira (23/4), o Congresso Nacional, em Brasília, cedeu o espaço do Salão Negro para a exposição J. Borges: Poesia e Arte, que ficará aberta para visitação até 14 de maio. A abertura da mostra, que homenageia o saudoso artista pernambucano, contou com a presença de autoridades e convidados.
Com curadoria de Romildo Gastão, a exposição conta com xilogravuras, matrizes e folhetos de cordel, que pertencem a colecionadores, ao Memorial J. Borges, à própria família do artista e a Romildo Gastão. As quase 70 obras do mestre da xilografia e do cordel foram divididas em três temas: religiosidade, sertão e cotidiano.
De acordo com Romildo Gastão, a princípio, a proposta da mostra era celebrar os 90 anos de J. Borges, que ele completaria em dezembro de 2024. No entanto, o artista faleceu no meio do processo. “Essa é a primeira exposição que é feita após a morte dele e adquiriu um caráter de homenagem”, diz à coluna Claudia Meireles.
“J. Borges tinha uma relação de amor com Brasília. Essa cidade prestigiava, irava e gostava dele. Então, mesmo com dificuldades de locomoção, ele falou que viria apresentar a exposição”, lembra o curador.

O projeto também foi impulsionado pelo filho do artista, Jorge Borges. Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o herdeiro afirmou que, apesar da responsabilidade de cuidar do grandioso legado do pai ser grande, é um orgulho para ele.
“Divulgar ainda mais o que ele era após meu pai ter morrido é importante para não deixar o nome dele morrer. Trabalho nisso, promovendo exposições e contando as histórias dele em entrevistas e palestras”, destaca Jorge Borges.
Abertura prestigiada
A abertura contou com a presença de deputados federais, como Carlos Veras, Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior. Representando Pernambuco, a secretária de Cultura do estado, Cacau de Paula, e a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, prestigiaram a abertura.
Além da cerimônia, o evento contou com um coquetel repleto de delícias nordestinas, elaboradas pelo buffet Taioba. Entre as opções, estavam cuscuz com carne seca, dadinho de tapioca, bolo de rolo, beijinho e salgados típicos. Para deixar a recepção animada, o grupo Choro de Lei se apresentou na abertura da mostra.
Veja os highlights do evento:
Confira os cliques de Gustavo Lucena:
































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram