Médico aponta chá anti-inflamatório que ajuda a imunidade e a digestão
O cardiologista Vinícius Carlesso esclarece os benefícios de ingerir esse chá e ensina a preparar a infusão; confira
atualizado
Compartilhar notícia

Famosa pela fragrância agradável, a alfazema costuma ser usada na forma de óleo essencial ou como ingrediente de perfumes. Entretanto, outro modo de utilizar a planta medicinal é como chá. Especializado em cardiologia, o médico Vinícius Carlesso explica os benefícios de consumir a infusão.
Segundo o especialista, o chá de alfazema é “muito reconhecido pelos efeitos relaxantes e, consequentemente, auxilia no combate ao estresse, à insônia e à ansiedade”. Vinícius menciona quanto à bebida dispor de “propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que contribuem para a saúde do sistema imunológico e digestivo.”
De acordo com o médico, a alfazema tem propriedades digestivas, o que alivia desconfortos estomacais leves. O especialista em cardiologia salienta que o chá contém compostos bioativos, como flavonoides e taninos. “Esses componentes oferecem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.”
Modo de preparo do chá
- Aqueça 200 ml de água até começar a ferver.
- Depois, adicione uma colher de chá de flores secas de alfazema.
- Desligue o fogo e tampe o recipiente.
- Deixe a infusão descansar por cinco a 10 minutos para extrair bem os compostos ativos.
- Coe antes de consumir.

Vinícius Carlesso orienta consumir o chá com moderação. Ele aconselha a combinar a alfazema com outras ervas para potencializar os efeitos. “Por exemplo, a camomila reforça a ação calmante; o gengibre pode ser uma opção para quem busca uma melhor ação digestiva; e o mel traz propriedades antibacterianas”, lista.
O especialista ressalta que gestantes, lactantes e “crianças pequenas” devem evitar tomar a infusão sem orientação médica. “Pessoas com pressão baixa podem apresentar maior sonolência ou tontura. Quem faz uso de medicamentos sedativos ou antidepressivos também precisa consultar um profissional antes de consumir, pois pode haver interação”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.