Saiba qual é o melhor chá popular para reduzir a inflamação do corpo
A nutricionista Roxana Ehsani explicou os benefícios de um chá para ajudar a combater a inflamação. Ela ensinou como preparar a infusão
atualizado
Compartilhar notícia

Conforme explicou a nutricionista Roxana Ehsani em um artigo do portal de saúde e bem-estar EatingWell, “todo indivíduo experimenta a inflamação ao longo do dia”. Uma forma de amenizar a condição é por meio do consumo do chá de gengibre, segundo a mestre em nutrição clínica e dietética pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA.
Roxana argumentou que o chá de gengibre é “rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem combater a inflamação”.
“Embora o gengibre seja conhecido por acalmar enjoos estomacais, o chá da raiz também oferece uma surpreendente variedade de benefícios adicionais. O gengibre contém compostos bioativos, incluindo gingerol e shogaol, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, argumentou a nutricionista.

A mestre em nutrição clínica comentou que os compostos presentes no gengibre tendem a “estimular o sistema de defesa antioxidante natural do corpo”. “Consequentemente, os ativos contribuem para neutralizar moléculas prejudiciais que podem danificar as células e causar inflamação”, complementou.
De acordo com a especialista, o gengibre ajuda a reduzir os sintomas da inflamação, como dor, febre e inchaço. Roxana aproveitou para citar um estudo que comparou a eficácia da raiz tuberosa ao medicamento ibuprofeno na questão “alívio natural da dor”. A pesquisa foi publicada pela revista científica Nutrients, em 2020.

Tendo por base estudos, a nutricionista mencionou sobre a suplementação de gengibre contribuir com a redução de gordura corporal e dos níveis de colesterol e do açúcar no sangue. Ela defendeu que as pesquisas relacionadas à raiz tuberosa são bastante promissoras, mas quanto à quantidade exata do chá, necessita-se de mais investigações.
“O chá de gengibre é uma opção deliciosa, barata e segura para quem procura o alívio natural da inflamação”, salientou Roxana Ehsani.
Preparo
A nutricionista sugeriu preparar a infusão, de preferência, com a raiz tuberosa fresca. Deve-se cortar um pedaço do tamanho de um polegar e cozinhar em água por cerca de 15 minutos. Caso tenha em casa chá de gengibre ensacado, coloque-o em água quente por 3 a 5 minutos. Roxana recomendou adicionar o suco de um limão espremido antes de consumir a bebida.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.