body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Os bastidores do acordo que pôs fim à disputa pela Eldorado Celulose

Sucessivas derrotas na Justiça e uma proposta bilionária apresentada ainda em novembro de 2024 foram decisivas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto da Eldorado Celulose
1 de 1 Foto da Eldorado Celulose - Foto: Divulgação

O divisor de águas que viabilizou o acordo assinado hoje entre o grupo J&F e a Paper Excellence ocorreu em novembro de 2024. Na ocasião, a J&F apresentou uma oferta bilionária para a recompra da participação da empresa estrangeira na Eldorado, por US$ 2,64 bilhões (R$ 15 bilhões), com base no valor de mercado.

A tentativa de conciliação, promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e conduzida pelo ministro Nunes Marques, terminou sem um acordo. Mas, à época, a proposta hoje concretizada já estava na mesa. A Paper Excellence, buscando ganhar tempo, recorreu a todas as instâncias judiciais possíveis, mas sofreu sucessivas derrotas nas três frentes em que o litígio estava em curso.

No Tribunal de Justiça de São Paulo, a empresa estrangeira sofreu a reversão de uma vitória – a anulatória da sentença que havia conseguido foi derrubada.

Tentou, sem sucesso, levar a causa para a justiça internacional, em uma nova arbitragem em Paris. No entanto, a Corte decidiu que a causa deveria ser julgada no Brasil.

Além disso, a empresa não obteve êxito em nenhuma das seis tentativas de derrubar a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que havia proibido a efetivação dos atos de transferência, gestão e contratos órios relacionados à venda da Eldorado Celulose para a companhia estrangeira. Após seguidas frustrações, a Paper Excellence optou por desistir das tentativas judiciais.

Foi nesse cenário que a oferta bilionária apresentada no STF voltou a ser discutida seriamente, e, hoje, foi sacramentada no acordo que colocou fim à maior disputa societária do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?