body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rússia e EUA tentaram extradição de espião russo preso no Brasil

Os dois países tentaram extraditar russo que tinha documentação falsa e se ava por brasileiro para atuar como espião em vários países

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Serguei Cherkasov
1 de 1 Serguei Cherkasov - Foto: Reprodução

O espião russo Serguei Cherkasov, preso no Brasil desde maio de 2022, causou uma disputa entre Estados Unidos e Rússia por sua extradição.

Cherkasov é um dos espiões mapeados pela Polícia Federal que utilizavam documentos brasileiros falsos para espionar em vários países do mundo.

Ele foi preso no Brasil, em maio de 2022, após o Serviço de Inteligência holandês impedi-lo de se infiltrar no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, e deportá-lo para cá.

Imagem de espiões russos no Brasil - Metrópoles
Brasil está sendo usado como “fábrica de espiões”, diz New York Times

Nesta quarta (21/5), o jornal New York Times deu detalhes da investigação da PF que mapeou o uso do Brasil pela Rússia para formar espiões.

A investigação sobre o tema, no entanto, havia sido revelada em abril de 2023 pelo jornal Folha de S.Paulo. Já a prisão de Serguei Tcherkasov foi noticiada, ainda em 2022, e detalhada em reportagem da BBC em março de 2023.

Além de Cherkasov, a PF investiga outros espiões russos que atuavam em todo o mundo tendo com uso da identidade brasileira.

Cherkasov, no entanto, é o único preso no Brasil, os outros foram detidos no exterior ou retornaram à Rússia.

Logo após a prisão pela PF, a Rússia entrou com pedido de extradição de Cherkasov no Supremo Tribunal Federal.

O ministro Edson Fachin autorizou a extradição, ainda em 2023, mas condicionou a liberação do russo ao término de uma segunda investigação da PF sobre lavagem de dinheiro, espionagem e corrupção.

Já em dezembro de 2024, Fachin, em nova decisão, disse que a entrega antecipada de Cherkasov aos russos dependeria da decisão do presidente Lula (PT).

“Observo, nesse ponto, a diretriz assentada desta Corte segundo a qual é prerrogativa exclusiva do Presidente da República a competência para liberação antecipada do extraditando”, disse o ministro.

Enquanto os russos tentavam a extradição, os americanos também acionaram o governo brasileiro para levá-lo aos EUA.

Os americanos argumentam que o espião chegou a viajar para os EUA e se matricular em uma universidade. O pedido, no entanto, foi negado pelo governo brasileiro uma vez que Fachin já havia autorizado a extradição para a Rússia.

“Quanto ao cidadão russo Serguei Vladimirovich Cherkasov, esclareço que o parecer técnico do Ministério da Justiça, acerca de dois pedidos de extradição, está embasado em tratados e na lei 13.445/2017. No momento, o cidadão permanecerá preso no Brasil”, disse o então ministro da Justiça, Flávio Dino, em uma postagem nas redes em julho de 2023.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?