body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A aposta do governo Lula sobre o futuro da PEC do Fim da Reeleição

PEC que prevê fim da reeleição para o Executivo foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira (21/5)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente Lula e ministros de Estado participam da abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios - Metrópoles 7
1 de 1 Presidente Lula e ministros de Estado participam da abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios - Metrópoles 7 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Integrantes do governo Lula minimizaram a aprovação da PEC que prevê o fim da reeleição para cargos no Executivo, nesta quarta-feira (21/5), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A avaliação de integrantes do Palácio do Planalto e de lideranças do governo no Congresso Nacional é de que a proposta não avançará o suficiente para ser promulgada por deputados federais e senadores.

4 imagens
CCJ do Senado
1 de 4

CCJ do Senado

Roque de Sá/Agência Senado
2 de 4

Edilson Rodrigues/Agência Senado
3 de 4

CCJ do Senado

Pedro França/Agência Senado
4 de 4

Pedro França/Agência Senado

Segundo governistas, não haveria interesse nem da base, nem da própria oposição para que a PEC avance. Por isso, a avaliação é de que os parlamentares não vão “pressionar” para que a proposta seja votada agora no plenário.


O que diz o texto da PEC aprovado

  • Prefeitos eleitos em 2024, o presidente da República e os governadores eleitos em 2026 poderão se candidatar à reeleição na eleição seguinte se estiverem em um primeiro mandato.
  • Já prefeitos eleitos pela primeira vez em 2028, o presidente e os governadores eleitos em 2030 pela primeira vez não terão direito à reeleição.
  • Em 2034, a eleição a a ser para todos os cargos, e o mandato de vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores, governadores e presidente a a ser de cinco anos.
  • Inicialmente, o mandato de senadores seria de 10 anos, mas, na discussão desta quarta (21/5), o relator mudou o mandato para cinco anos.
  • Se a proposta avançar, o Brasil deixará de ter eleição a cada dois anos e ará a ter um pleito para todos os cargos a cada cinco anos.

Nesse cenário, governistas avaliam que  oPlanalto provavelmente não precisará agir para evitar o avanço da PEC, que foi aprovada na CCJ do Senado na quarta por meio de uma votação simbólica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?