body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Alvos da operação do “Rei do Lixo” comemoram decisão do STF

Decisão do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, acalmou empresários e caciques do União Brasil alvos da operação do “Rei do Lixo”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Metrópoles
Luís Roberto Barroso
1 de 1 Luís Roberto Barroso - Foto: Gustavo Moreno/ Metrópoles

A decisão do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, de manter a relatoria do caso do “Rei do Lixo” com o ministro Nunes Marques foi comemorada, nos bastidores, por políticos e empresários alvos da investigação.

Como a coluna noticiou, integrantes da a cúpula do União Brasil e lideranças do partido Bahia temiam que o caso fosse parar nas mãos do ministro Flávio Dino, como a Polícia Federal solicitou ao Supremo.

A avaliação era de que Dino teria um perfil mais punitivista que Nunes Marques. Embora tenha sido indicado por Jair Bolsonaro, Nunes Marques é visto pelos alvos como um juiz mais garantista.

 

4 imagens
O empresário José Marcos de Moura, conhecido como Rei do Lixo na Bahia, mandou secretário cortar despesas
Azi é aliado de Elmar Nascimento, que também foi barrado por Rui Costa para o governo
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso
1 de 4

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral

Andressa Anholete/STF
2 de 4

O empresário José Marcos de Moura, conhecido como Rei do Lixo na Bahia, mandou secretário cortar despesas

Reprodução/Instagram
3 de 4

Azi é aliado de Elmar Nascimento, que também foi barrado por Rui Costa para o governo

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
4 de 4

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso

Reprodução

Após a decisão de Barroso sobre a relatoria da investigação no STF, divulgada na segunda-feira (3/2), lideranças do União Brasil ouvidas pela coluna diziam, sob reserva, estarem mais aliviadas.

Como vem noticiando a coluna, caciques do União Brasil temem que o avanço da investigação possa, por exemplo, prejudicar uma possível disputa do ex-prefeito ACM Neto para o governo da Bahia nas eleições de 2026.

Aliados do deputado Elmar Nascimento (União-BA), um dos principais líderes do Centrão citados na investigação, também temem que o mandato do parlamentar fosse prejudicado com Dino.

Como noticiou a coluna Fábio Serapião, no Metrópoles, foi justamente a menção ao nome de Elmar que fez a Polícia Federal enviar os autos da operação para o STF. O deputado tem direito a foro privilegiado.

Em 22 de janeiro, a coluna noticiou que, apesar do pedido da PF, as chances de o ministro Nunes Marques deixar a relatoria da investigação da Overclean eram vistas como remota dentro do Supremo.

Prisão e alvos

Deflagrada pela PF em dezembro de 2024, a operação Overclean visa desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A ação mira desvios em contratos de empresas ligadas aos irmãos Fabio e Alex Parente e ao empresário José Marcos de Moura, o “Rei do Lixo”, com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), estados e municípios.

Um primo de Elmar, os irmãos Parente e Marcos Moura chegaram a ser presos no dia 10 de dezembro. No entanto, eles foram soltos após decisão da desembargadora Daniela Maranhão, do TRF-1.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?