body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em NY, enviado de Trump cutuca Lula por viagem e acordos com China

Em Nova York, enviado do governo Trump para América Latina criticou a aposta do governo Lula em acordos comerciais com a China

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim - China.
1 de 1 Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim - China. - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nova York — Enviado especial do governo de Donald Trump para a América Latina, Maurício Claver-Carone criticou nesta quarta-feira (14/5), em Nova York, a aposta do governo Lula em acordos comerciais com a China.

Durante fórum promovido pelo jornal Valor Econômico, o auxiliar de Trump fez críticas, inclusive, ao fato de Lula ter ido a Pequim, a capital chinesa, enquanto empresários e investidores brasileiros estão em Nova York em busca de parcerias.

4 imagens
Presidente Lula concede entrevista coletiva na China
Presidente Lula durante discurso em fórum na China
Presidente Lula em reunião com empresários chineses da Norinco
1 de 4

Presidente Lula durante fala a jornalistas na China

Ricardo Stuckert / PR
2 de 4

Presidente Lula concede entrevista coletiva na China

Ricardo Stuckert / PR
3 de 4

Presidente Lula durante discurso em fórum na China

Ricardo Stuckert / PR
4 de 4

Presidente Lula em reunião com empresários chineses da Norinco

Ricardo Stuckert / PR

“Vi, nos últimos dois dias aqui em Nova York, literalmente, todo grande negócio, grande investidor, empreendedor do Brasil. E acho que isso é maravilhoso. Por que? Porque vocês que vão impulsionar a economia brasileira. (…) Infelizmente, coloco isso em contraste com o presidente do Brasil, que está na China e não no maior mercado de capital do Brasil, fomentando mais investimento dos EUA, seu maior investidor, de longe”, disse o enviado de Trump, em tradução feita pelo evento.

Mauricio também criticou os acordos entre Brasil e China assinados por Lula durante viagem oficial ao país. Segundo o representante de Trump, esses acordos são como “bolos mais caros” e que engordam mais.

Apesar das críticas, o americano disse que os empresários brasileiros são bem-vindos na Casa Branca. Ele destacou que as tarifas contra o Brasil não são ideológicas e contou que esteve com integrantes do governo Lula nesta semana.

Na noite da segunda-feira (12/5), o auxiliar de Trump participou de um jantar promovido pelo grupo Esfera, em Nova York, no qual dividiu o palco com Dario Durigan, atual número 2 de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda.

O enviado de Trump também voltou a elencar três fatores que, para ele, afastam investimentos americanos do Brasil. São eles: câmbio, crime e corrupção. Maurício chegou a citar o PCC como uma “ameaça regional” e o crime de “colorindo branco”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?