body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mais uma ministra de Lula vira alvo da oposição após fraudes no INSS

Mais um auxiliar do presidente Lula entrou na mira da oposição após o Metrópoles revelar esquema de fraude no INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Fachada da Previdência Social e o digital aos serviços do INSS pelo aplicativo Meu INSS - Mertrópoles
1 de 1 Fachada da Previdência Social e o digital aos serviços do INSS pelo aplicativo Meu INSS - Mertrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Mais um ministro do governo Lula entrou na mira da oposição no Congresso Nacional após o escândalo do INSS. O esquema de descontos ilegais no benefício de aposentados veio à tona após uma série de reportagens do Metrópoles.

Além do titular da Previdência, Wolney Queiroz, a atual ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, também está sendo cobrada a prestar esclarecimentos sobre a atuação de sua pasta em relação aos idosos afetados pelo esquema.

4 imagens
O ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo
 Damares Alves quer que ministra dê informações sobre INSS
Macaé é ministra dos Direitos Humanos
1 de 4

Macaé Evaristo entrou na mira da oposição

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 4

O ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo

Ricardo Stuckert/PR
3 de 4

Damares Alves quer que ministra dê informações sobre INSS

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Macaé é ministra dos Direitos Humanos

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

A cobrança foi feita pela senadora Damares Alves (PL-DF), ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro, em requerimento protocolado no Senado ainda no fim de abril.

No documento, a senadora do Republicanos pede que a atual ministra dos Direitos Humanos forneça informações sobre como os órgãos da pasta atuaram para proteger o benefício de idosos e pessoas com deficiência.

“A gravidade da situação exige que o MDHC, em articulação com outros órgãos competentes, adote medidas urgentes para acolher e orientar os beneficiários lesados, monitorar a implementação de ações de ressarcimento e compensação, e fortalecer os mecanismos de prevenção contra futuras fraudes que possam atingir esses grupos vulneráveis”, diz Damares na justificativa do documento.

Em outro trecho, a senadora do Distrito Federal questiona quais ações o ministério  pretende adotar, em conjunto com outros órgãos públicos, para evitar que novas fraudes se repitam e afetem novamente idosos.

Embora o requerimento tenha sido protocolado em 25 de abril, até agora a atual ministra dos Direitos Humanos não respondeu, de acordo com Damares.

Procurada, Macaé não respondeu. O espaço segue aberto para manifestações.

Metrópoles revelou escândalo do INSS

O escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi revelado pelo Metrópoles por meio de uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.

Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal e também abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).

Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, e que culminou nas demissões do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?