O que Lula acha do favorito para ser o novo papa
Considerado um dos favoritos para ser o novo papa, o cardeal italiano Pietro Parolin já esteve com Lula ao menos duas vezes
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente Lula tem uma avaliação positiva do cardeal Pietro Parolin, considerado um favoritos para se tornar o novo papa no conclave que começa na quarta-feira (7/5) e que escolherá o sucessor de Francisco no Vaticano.
Segundo interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, o petista teve boas impressões de Parolin nas vezes em que esteve com o cardeal. Parolin é visto como um “número 2 de Francisco”, que era próximo de Lula.
Auxiliares presidenciais ressaltam que Lula mantém uma relação próxima com o Vaticano e que pretende fortalecê-la ainda, caso Parolin seja escolhido como o sucessor de Francisco.
Lula já encontrou favorito
Como a coluna noticiou, Lula recebeu o religioso, que na época era secretário de Estado do Vaticano, no Planalto em abril de 2024. Parolin estava no Brasil para participar da 61ª Assembleia Geral da CNBB.
O cardeal também se reuniu com o presidente brasileiro em novembro de 2024, quando foi enviado pelo papa Francisco para o encontro do G20, realizado na cidade do Rio de Janeiro.
Na ocasião, Parolin leu, durante o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma mensagem enviada por Francisco. Ele também fez um discurso destacando as dificuldades das “instituições multilaterais internacionais”.