O que Lula tem dito a aliados sobre a treta entre Janja e Rui Costa
Ministro Rui Costa virou alvo de crise no governo Lula após ser apontado como responsável por vazar crítica de Janja ao Tiktok na China
atualizado
Compartilhar notícia

Após reclamar publicamente e reservadamente do vazamento da crítica ao Tiktok feita por Janja durante um jantar com Xi Jiping, o presidente Lula tem dito a aliados que não pretende mais voltar a falar sobre o caso.
Em conversas reservadas nos últimos dias, o petista indicou que o possível mal-estar em relação ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, apontado como o principal suspeito de vazar a fala de Janja, já teria sido superado.
Segundo apurou a coluna, Lula conversou com Rui Costa, que negou veementemente ter vazado a conversa. Uma possível demissão do ministro da Casa Civil também está “completamente” descartada.
Xi e o caso Janja
Rui Costa virou alvo de uma crise no governo após a apresentadora Andreia Sadi noticiar que a fala de Janja sobre o TikTok no jantar com o presidente chinês teria gerado constrangimento diplomático ao Brasil.
O vazamento desagradou Lula. O petista itiu, em entrevista na terça-feira (13/5), que Janja fez uma intervenção durante o jantar, mas ponderou que o assunto foi levantado inicialmente pelo próprio presidente brasileiro.
“Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar, em que era uma coisa muito, mas muito confidencial”, reclamou Lula.
O presidente relatou que ele próprio, durante o jantar, havia pedido a Xi Jinping que enviasse ao Brasil um especialista chinês de sua confiança para “discutir a questão digital” relacionada ao TikTok, que é da China.
“Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja”, assegurou Lula.
Segundo o petista, a primeira-dama pediu a palavra na sequência para falar sobre possíveis problemas relacionados a mulheres e crianças provocados pela plataforma digital.