Secom decide mudar marca da COP30
Chefiada por Sidônio Palmeira, Secom decidiu fazer mudanças na marca da COP30, conferência do clima da ONU que ocorrerá em novembro no Pará
atualizado
Compartilhar notícia

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) prepara mudanças na marca da COP30, a conferência do clima da ONU que acontecerá na cidade de Belém (PA), em novembro de 2025.
Segundo apurou a coluna, a equipe do ministro Sidônio Palmeira definiu que a marca ará a se chamar “COP30 Brasil Amazônia”. Atualmente, o evento é chamado apenas de “COP 30 Amazônia”.
Além do nome, a Secom decidiu mudar o estilo da logomarca do evento. O material ará por mudanças de cor e da fonte usada para a escrita da frase “COP30 Brasil Amazônia”.
A ideia, segundo fontes do Palácio do Planalto, é deixar a marca mais plural, além de fortalecer o nome do Brasil no evento. A previsão é que a nova marca vá ao ar nas redes sociais já na próxima semana.
COP30 sóbria
Como a coluna noticiou, a orientação do Planalto é para que nenhum órgão do governo estimule ou patrocine grandes shows durante a COP30. Os auxiliares de Lula defendem que o evento seja “o mais sóbrio possível”.
A avaliação é de que, diferentemente do Rio de Janeiro, onde ocorreu o G20, Belém não tem capacidade para receber multidões. Em caso de superlotação, a cidade poderia enfrentar problemas que prejudicariam a imagem do Brasil.
Ministros palacianos também dizem não querer dar munição à oposição. Como o Metrópoles noticiou, parlamentares bolsonaristas apelidaram o G20 Social, evento que antecedeu o G20, de “Janjapalooza”.