body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Após o Super Bowl, para onde vão as camisas prontas do time que perde?

A NFL trabalha há anos com uma instituição beneficente para evitar o descarte dos itens pré-fabricados que não entram à venda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Sabitus/Getty Images
Travis Kelce no 59º Super Bowl - Metrópoles
1 de 1 Travis Kelce no 59º Super Bowl - Metrópoles - Foto: Kevin Sabitus/Getty Images

Logo após a vitória do Philadelphia Eagles contra o Kansas City Chiefs no 59º Super Bowl, no último domingo (9/2), uma coleção de camisetas, bonés e moletons do time vencedor estava à venda no estádio e no site da National Football League. Mas, no caso do time que perdeu o campeonato, o que acontece com o estoque pré-fabricado, declarando a vitória da equipe?

Vem entender o contexto:

  • Quando ocorre o Super Bowl, jogo final da temporada regular da National Football League, os dois times da partida têm milhares de itens de merchandising pré-fabricados para celebrar a vitória.
  • Dessa forma, os produtos do clube vencedor entram à venda logo após o apito final, e também são usados pelos jogadores para receber o troféu. Mas, no caso do time que perde, os consumidores não têm o aos produtos, que não são comercializados, mas também não são descartados.
  • A NFL trabalha com uma organização sem fins lucrativos para dar uma destinação eco-friendly aos milhares de produtos do clube que perdeu a final.
  • O aguardado jogo desse domingo (9/2), referente à temporada de 2024, ocorreu em Nova Orleans, cidade do estado da Luisiana, nos Estados Unidos.
  • Na ocasião, o Eagles derrotou o Chiefs – time de Travis Kelce, namorado da cantora Taylor Swift – por 40 a 22. O tradicional show do intervalo teve como atração musical o rapper Kendrick Lamar.
Jogadores disputando o 59ª Super Bowl - Metrópoles
No Super Bowl desse domingo (9/2), o Philadelphia Eagles venceu o Kansas City Chiefs por 40 a 22

 

Destino solidário

As peças não vão para o lixo, mas também não são disponibilizadas para o público norte-americano. A NFL, em parceria com a organização sem fins lucrativos Good360, destina os produtos a comunidades carentes fora dos Estados Unidos, em países da Europa, da Ásia ou da África, mas sem divulgar o local exato. A instituição é especializada em redestinar mercadorias que, normalmente, iriam para os aterros sanitários.

Logo após o jogo anual, que determina o campeão da temporada regular de futebol americano, as peças são levadas para o endereço da Good360, onde o envio será preparado e, então, distribuído em parceria com organizações beneficentes nos locais de destino. Além de evitar o descarte das milhares de mercadorias e a revenda dos itens por terceiros, a organização cuida para que a doação dos produtos não prejudique a economia desses locais.

Imagem do campo no 59ª Super Bowl - Metrópoles
Os milhares de itens de merchandising do time que perde o campeonato, anualmente, são doados para fora dos Estados Unidos

 

Mudança de rota

Até 1997, segundo a Fast Company, os itens do time perdedor eram destruídos. A mudança ocorreu após a World Vision propor uma solução diferente à NFL. Com a Good360, atual responsável pela destinação das peças, a parceria ocorre desde 2015. A instituição faz o mesmo com os itens dos times que perdem a World Series da Major League Baseball.

Fica a inspiração para que as marcas que ainda lidam com estoque excedente de forma antiquada – a Burberry, até anos atrás, queimava, literalmente, as sobras de coleções adas – também optem por caminhos mais adequados, no aspecto socioambiental.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?