Kiss lock: bolsas com estilo “carteira de avó” são tendência para 2025
A Coach investiu na tendência em coleção do NYFW ado, que chega às lojas neste semestre. Inspire-se nas opções desta e outras grifes
atualizado
Compartilhar notícia

Se depender da primavera/verão 2025 da Coach, a tendência de bolsas da vez é o fecho no estilo “kiss lock”, famoso pelos porta-moedas vintage das avós. A coleção da grife, apresentada na Semana de Moda de Nova York em setembro, foi repleta de opções nessa pegada, um resgate ao arquivo da grife nos anos 1960. Os designs vão de mochilas à clutches Frame em tamanho oversized, como se fossem almofadas. Outras grifes também têm opções no estilo, uma potencial inspiração para quem vai acrescentar uma nova bolsa à coleção.
Vem saber mais:
- O “kiss lock”, hoje associado ao estilo vintage das avós e popularizado no começo do século 20, consiste em um fecho metálico com duas hastes de pontas arredondadas.
- A tendência foi uma forte aposta da grife estadunidense Coach no desfile do New York Fashion Week em setembro de 2024, para a coleção de primavera/verão 2025.
- A linha Frame, uma das atualizadas na coleção, é inspirada no modelo Cashin Carry, introduzido em 1969 pela primeira designer-chefe da marca, Bonnie Cashin. O kiss lock é considerado uma de suas s.
- As peças da coleção devem chegar às lojas neste início de ano, seguindo o calendário tradicional das marcas de luxo. No caso, as que não seguem o formato see-now-buy-now (veja agora, compre agora), que disponibilizam os produtos logo após os desfiles.
- Apesar da aposta recente da Coach, o fecho kiss lock está presente em modelos das grifes Marc Jacobs e Weekend Max Mara, entre outras. Também é possível encontrá-lo em modelos de marcas brasileiras.

Kiss lock nas apostas da Coach
A Coach combinou a elegância retrô que o fecho kiss lock acrescenta com designs para lá de ousados na coleção de primavera/verão 2025. Nos formatos, coração, boca, dinossauros e ursinho flertam com o lado lúdico, assim como as estampas de rabiscos e os apliques na forma de adesivos infantis em alguns modelos. Entre eles, o mencionado anteriormente Frame, que remete a um porta-moedas de avó.
O fecho dourado também complementa mochilas de couro, no lugar do bolso inferior menor, que convencionalmente seria de zíper. Outro detalhe curioso que o desfile sugeriu, e já vinha figurando como truque de estilo em temporadas adas, é a forma de segurar a bolsa com os braços sem uso de alças.



E nas outras grifes?
Além das opções recentes da Coach, o fecho kiss lock compõe modelos de outras grifes, como a bolsa Pasticcino, da linha Weekend da Max Mara. A Jacquemus, por sua vez, introduziu o alongado modelo The Salon, que transita entre as clutches e as baguetes. O quadrado em uma das pontas do fecho dá o charme final da peça.
Outro exemplo é a bolsa Stam, da Marc Jacobs, que estreou na coleção outono/inverno 2005, mas ou uma década descontinuada até ganhar um relançamento em 2023. Com couro acolchoado e alça de corrente, o ório fez sucesso entre nomes como Beyoncé, Rihanna, Paris Hilton, Hilary Duff e Ashley Tisdale.



Mais inspirações
Quando se trata de grifes internacionais, outros exemplos de bolsas com fecho retrô incluem Maris (Cult Gaia), Granny (Vivienne Westwood), Swalk II (Maison Margiela), Le Anne-Marie (Saint Laurent) e Goji (Jil Sander), entre outras. Já entre as nacionais, há opções de labels como Wai Wai Rio e Chris Beçak. Não faltam inspirações para quem deseja apostar na tendência, a partir do modelo que mais se identifica.



Falando em bolsas…
Em janeiro, a coluna também apontou outros estilos de bolsa que devem bombar como tendência ao longo do ano. Entre eles, as opções em jeans, que são a cara da estética Y2K, as bolsas baú e os modelos que eiam pela estética boho. Sem falar nos chaveiros divertidos, que estiveram entre as tendências de 2024 e prometem continuar.