Trucker hats: qual a origem do “boné de caminhoneiro” estilo Von Dutch
O ório queridinho das celebridades nos anos 2000 ainda tem adeptos nos dias atuais, com apelido que remonta ao século ado
atualizado
Compartilhar notícia

Ame ou odeie, os bonés estilo trucker (ou caminhoneiro, em português) ainda têm adeptos nos dias atuais. Conhecido principalmente pelos modelos da marca Von Dutch que bombaram nos anos 2000, o ório queridinho das celebridades tem retornado ao radar da moda sorrateiramente, no auge da volta de tendências na estética Y2K.
Vem entender esse retorno:
- Assim como várias tendências dos anos 2000, os trucker hats ou trucker caps (“bonés de caminhoneiro”, em tradução livre) têm seus adeptos nos dias atuais. Em novembro de 2024, a influenciadora e empresária Kylie Jenner posou com um da Von Dutch para um editorial de moda.
- Esse estilo de boné se caracteriza pelo frontal estruturado, normalmente adornado com algum tipo de bordado, e costuma ter um tecido telado na parte de trás. O trucker hat era uma peça estritamente funcional antes de se tornar um produto de moda, e também foi chamado de “feed cap” ou “gimme cap”.
- Os trucker hats têm algumas diferenças em relação aos “irmãos mais velhos”, os bonés de beisebol. Enquanto estes costumam ter vários painéis de tecido costurados, os modelos “caminhoneiro” são mais altos e, tradicionalmente, têm de tecido fechado somente na frente, com algum tipo de enchimento para manter a estrutura.
- Desde o começo de 2024, conforme mencionou o portal Business of Fashion, as pesquisas pelas expressões “trucker hat” e “Von Dutch” na plataforma Depop aumentaram 90% e 40%, respectivamente.

O apelido desse estilo de boné – um derivado dos modelos de times de beisebol, que surgiram no fim do século 19 e continuam populares – tem origem entre os anos 1960 e 1970, quando marcas do setor agrícola, como a John Deere, ofereciam o ório como uma espécie de brinde para fazendeiros e caminhoneiros.
Decorado com logotipos, o item tornou-se um símbolo da classe operária rural nos Estados Unidos e servia como um marketing orgânico para as empresas do segmento. Nas décadas seguintes, sobretudo os anos 2000, o trucker hat adentrou a moda casual e se tornou um item “cool” e jovial, visto como um estilo retrô.



A marca Von Dutch ajudou a consagrar o boné trucker, inclusive entre os famosos. Celebridades como Pharrell Williams, Ashton Kutcher, Nicole Richie, Gwen Stefani e Justin Timberlake, assim como o trio Britney Spears, Paris Hilton e Lindsay Lohan, foram adeptos da peça na era Y2K.
Já nos últimos anos, o item foi visto complementando visuais de Justin Bieber, Jared Leto, Doechii e Future. Também ganhou releituras no segmento de luxo, com destaque para uma parceria do rapper Tyler, the Creator com a grife sa Louis Vuitton.


Envolta em polêmicas na segunda metade dos anos 2000, a Von Dutch não conseguiu recuperar a relevância de antes e foi vendida em 2009. Tema de uma série documental de 2021, a empresa foi comprada em 2024 por um novo grupo e inspirou o título de uma canção de Charli xcx.
A plataforma Trendalytics, em dados citados pelo Business of Fashion, aponta um crescimento de 13.000% nas menções a “Von Dutch” nas redes sociais no ano ado, 82% devido à canção de Charli, que rendeu um Grammy à cantora recentemente.


Com iradores na geração Z e colecionadores no TikTok, a marca pode não ter recuperado, até então, o hype de outrora. Os bonés no estilo “trucker”, por outro lado, se mostraram atemporais, seja qual for a logo exposta no frontal.