Instagram lidera engajamento nas plataformas digitais
Relatório da Comscore mostra que rede social se destaca como a plataforma com maior número de ações e comentários
atualizado
Compartilhar notícia

O recente relatório da Comscore “Tendências e Comportamentos Digitais 2022” mostra que o Instagram se destaca como a plataforma com maior share de ações e de comentários.
Entre as 9 bilhões de interações, a rede social foi a responsável por 68% do share de ações e respondeu por 50% dos 219 milhões de comentários registrados nas plataformas, um crescimento de 52% em relação ao último ano.
Dentro desse volume, os influencers respondem por quase 64% do total de engajamento registrado em 2021, porém representam apenas 10% do total de conteúdos publicados.
Em relação às categorias em alta, embora responda por apenas 26% do share nas redes sociais, o Facebook ainda se destaca no número total de ações voltadas às áreas de Publishing e Media/Entertainment. Já no Instagram, conteúdos relacionados a esportes e mídia on-line possuem maior engajamento entre os conectados.
Sem surpresas, o fenômeno Anitta aparece como a principal influencer na categoria Música, seguida por Gusttavo Lima, Luisa Sonza, Larissa Manoela e Zé Felipe no top 5.
O paper aponta também que, entre as tendências de consumo, o Metaverso deve trazer importantes transformações para os negócios. Desde outubro de 2021, o termo já registrou 228 mil menções nas redes. Já as movimentações dos usuários de maneira geral nas redes sociais registraram um aumento de 31% durante o ano de 2021, chegando à marca de 13,4 bilhões de ações. Também foram contabilizados mais de 9,8 milhões de conteúdos produzidos, 19% acima da média de 2020.
Conexão mobile
Ainda segundo o relatório da Comscore, o o via dispositivos móveis cresceu em ritmo ainda mais acelerado no último ano, atingindo uma audiência de 120,5 milhões de usuários em março de 2022, ou seja, uma alta de 7,5% em relação ao início de 2021 (112 milhões). Quanto ao total de pessoas conectadas no país, aquelas que am a internet exclusivamente por mobile chegam à marca de 84,6 milhões; as que usam apenas dispositivos desktop são 11,6 milhões; e as que utilizam ambas as plataformas são 35,9 milhões.
Além disso, a análise mostra que o brasileiro a, em média, 3 horas e 38 minutos por dia conectado à rede. Dentro desse tempo, a quantidade de minutos consumida por meio de dispositivos móveis teve uma alta de 12% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, enquanto o o via desktop diminuiu 26% — a maior queda no comparativo com os últimos três anos. Como resultado, 79% dos vídeos reproduzidos na internet são consumidos nos celulares ou tablets.
“Na América Latina, o Brasil é destaque em audiência exclusiva móvel, seguido de México, Colômbia e Argentina. Isso reforça que as marcas precisam pensar em conteúdos que atendam aos usuários conectados por meios dessas plataformas, com alta navegabilidade e baixo tempo de respostas”, analisa Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.
Em relação às categorias mais adas em todo o mundo, Serviços, Notícias, Social Media, Entretenimento e Varejo formam o top 5. Enquanto isso, no Brasil, entre as que despertam maior interesse entre os indivíduos conectados, o Entretenimento segue como a líder, seguida por Games, o que reforça a relevância dos dois territórios para a comunicação das marcas em território nacional.
Entre os aplicativos mobile preferidos dos usuários, os líderes de audiência são WhatsApp, Instagram, YouTube e Facebook.