body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O futuro da formação de times de marketing

Novas dinâmicas de recrutamento priorizam formar equipes mais adaptáveis às mudanças do mercado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christina @ wocintechchat.com/Unsplash
O futuro da formação de times de marketing – Metrópoles
1 de 1 O futuro da formação de times de marketing – Metrópoles - Foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash

A combinação de habilidades variadas se tornou essencial para acompanhar a evolução do marketing.

Dados da pesquisa CMO Barometer – estudo conduzido pela University of St. Gallen com a rede de agências independentes Serviceplan Group -, feita com 800 lideranças da Europa, levantou o seguinte questionamento: quais são as principais habilidades que os CMOs buscam nas equipes?

Dentre os resultados, marketing estratégico e gestão de marca (74%); marketing digital e expertise em IA (65%); criatividade (50%); e outras habilidades (55%), incluindo excelência operacional, conhecimento do cliente e inteligência emocional, se destacaram.

Os dados evidenciam a diversidade de habilidades exigidas e como o marketing tem se transformado. Mesmo que ainda gire em torno de negócios e criatividade, agora, incorpora camadas mais complexas de dados, produção de conteúdo e inteligência artificial.

Com a IA redefinindo as regras do jogo, o entendimento sobre possibilidades também se tornou uma competência essencial – o modelo tradicional de recrutamento já não funciona.

Com essa evolução, as descrições de cargos tradicionais e os processos seletivos convencionais deixaram de ser eficazes. O mercado exige uma nova perspectiva, e é nesse contexto que entra a abordagem skills-based hiring ou contratação baseada em habilidades.

Se antes o foco eram títulos e experiências formais, esse modelo parte das necessidades reais da empresa, analisando quais habilidades são essenciais para cada tarefa e montando times mais preparados para um cenário em constante mudança.

Segundo o Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2024, as habilidades mais requisitadas até 2030 incluirão tanto competências tecnológicas quanto humanas, como habilidades cognitivas e colaboração. Nesse cenário, montar um bom time é mais do que reunir talentos individuais.

Sendo assim, a colaboração já não é mais um diferencial – é o pilar da performance. Não basta encontrar os talentos certos. É preciso construir equipes estratégicas. E no marketing, esses times podem se estruturar de diferentes formas:

  • Squads sob demanda para projetos específicos.
  • Times perenes integrados à empresa.
  • Estruturas independentes, como as in-houses.

Se a colaboração é o pilar da performance, a adaptabilidade se tornou o diferencial definitivo para profissionais e empresas. Em um ambiente onde tecnologias emergem e tornam-se obsoletas rapidamente, as equipes de marketing precisam não apenas acompanhar as mudanças, mas antecipá-las.

Isso exige um mindset voltado ao aprendizado contínuo, no qual a experimentação, a troca de conhecimento e a flexibilidade são tão importantes quanto as habilidades técnicas.

A evolução do marketing também desafia a própria cultura organizacional. Modelos tradicionais de liderança, baseados no comando e controle, já não funcionam para times dinâmicos e multidisciplinares. No lugar, surgem lideranças orientadas por propósito, capazes de fomentar um ambiente de inovação e autonomia.

A inteligência artificial e a automação são aliadas valiosas, mas a criatividade e a sensibilidade humanas continuam sendo o diferencial. Marcas que conseguem unir o melhor da tecnologia com a autenticidade das pessoas conquistam maior relevância em um mercado saturado de informações.

O futuro do marketing não é sobre cargos, mas sobre habilidades e conexões certas para cada desafio, então o maior ativo de uma empresa está na capacidade de construir times preparados para evoluir junto com o mercado.

Daniel Prianti é fundador e Co-CEO da BPool.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?