body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Doutora”: quem é a falsa médica que atendia crianças de alto risco

A falsa médica atendia pacientes vulneráveis, incluindo crianças com doenças cardíacas, gestantes de alto risco e pessoas com TEA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2025-05-19 at 20.37.56
1 de 1 WhatsApp Image 2025-05-19 at 20.37.56 - Foto: null

Formada em Educação Física e ex-mestranda da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sophia Livas de Morais Almeida (foto em destaque) construiu uma falsa carreira como médica cardiopediatra e foi presa nesta segunda-feira (19/5), em Manaus, dentro de uma academia.

Ela atendia pacientes vulneráveis, incluindo crianças com doenças cardíacas, gestantes de alto risco e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem qualquer formação em medicina.

A prisão foi resultado da Operação Azoth, da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), que cumpriu mandados de busca e apreensão para desmontar o esquema.

Segundo as investigações, Sophia atuava há pelo menos dois anos como se fosse especialista em cardiologia pediátrica, prescrevia medicamentos de tarja preta, emitia atestados falsos e dava aulas em instituições de ensino superior.

Mesmo sem registro como médica, ela usava vínculos forjados com figuras públicas para ar órgãos oficiais e se apresentar como profissional da saúde.

Em nota, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-UFAM) esclareceu que ela nunca atuou na unidade como médica. O vínculo com a universidade se limitava ao período em que cursou o mestrado em Ciências da Saúde, como educadora física.

Além do exercício ilegal da medicina, Sophia responderá por falsidade ideológica, uso de documento falso e pode ser indiciada por lesão corporal culposa, caso fique comprovado que suas ações causaram danos diretos aos pacientes.

A Polícia Civil segue investigando o caso e apurando o número total de vítimas. O nome de Sophia já circulava em comunidades de saúde e redes sociais, onde ela promovia supostos atendimentos especializados, sempre apresentando-se como cardiopediatra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?