body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Maior garimpo ilegal do Brasil causou dano ambiental de R$ 1 bilhão

Esta foi a primeira vez que a Polícia Federal desativou um garimpo subterrâneo no Brasil

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Federal
Imagens coloridas mostram agente da Polícia Federal, de costas, com fardamento preto, ao lado d viaturas
1 de 1 Imagens coloridas mostram agente da Polícia Federal, de costas, com fardamento preto, ao lado d viaturas - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Um dos mais antigos e destrutivos garimpos ilegais do Brasil, localizado em Maués (AM), foi desativado pela Polícia Federal entre sexta-feira (31) e segunda-feira (3). A operação, batizada de Mineração Obscura 2, mostrou que além da exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão, o garimpo deixou um rastro de desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e destruição ambiental estimado em R$ 1 bilhão.

A ação foi coordenada por uma força-tarefa que reuniu a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Esta foi a primeira vez que a Polícia Federal desativou um garimpo subterrâneo no Brasil. Diferente dos garimpos a céu aberto mais comuns na Amazônia, este utilizava minas subterrâneas, um método de extração de alto risco e difícil fiscalização.

As investigações tiveram início após denúncias sobre exploração de mão de obra degradante e o uso de cianeto na extração ilegal de ouro. A operação foi um desdobramento da Operação Déjà Vu, que já havia identificado atividades criminosas semelhantes na região.

Durante a ação, os agentes constataram que os garimpeiros eram submetidos a jornadas exaustivas e sem o a direitos básicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?