body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Embrapa se manifesta sobre servidor que fez gesto nazista

Servidor da Embrapa publicou foto reproduzindo gesto nazista e segurando bandeiras com símbolos usados pelo partido de Adolf Hitler

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter
Servidor da Embrapa fez gesto nazista
1 de 1 Servidor da Embrapa fez gesto nazista - Foto: Twitter

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abriu processo istrativo contra Marcelo Costa Mota, que publicou uma foto reproduzindo a saudação nazista. Na imagem, o servidor ainda segura uma bandeira com a cruz de ferro e a águia imperial alemã, símbolos adotados por Adolf Hitler no século ado.

“Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Embrapa abriu processo istrativo, que está em trâmite na Corregedoria da instituição, órgão interno responsável pela apuração, e na Comissão de Ética. Também houve encaminhamento de informações aos órgãos externos de investigação competentes”, afirmou a Embrapa.

Marcelo Costa Mota é técnico e possui remuneração mensal de R$ 12 mil. Ele entrou na Embrapa em 2008, através de concurso público. Em julho de 2024, foi promovido ao cargo de “técnico A”.

A Embrapa não afastou o servidor do cargo, mas disse ter “compromisso inegociável com os princípios democráticos, a diversidade e o respeito aos direitos humanos”. Além disso, a empresa afirmou que repudia “qualquer manifestação que faça alusão a ideologias extremistas, discriminatórias ou que afrontem os valores éticos e legais da sociedade brasileira”.

Apologia ao nazismo é crime

A lei brasileira proíbe a apologia do nazismo com utilização de símbolos, emblemas ou propaganda do partido político que causou a Segunda Guerra Mundial e cometeu o holocausto. O tema é tratado na Lei 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O Art. 20 diz que é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de  reclusão de um a três anos e multa.

O dispositivo enquadra quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?