body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Moraes manda indireta a Trump e Musk no julgamento de Bolsonaro no STF

Na mira de sanções da Casa Branca, Alexandre de Moraes enviou uma indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a Elon Musk

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/STF
Patriota foragido Moraes
1 de 1 Patriota foragido Moraes - Foto: Antonio Augusto/STF

Na mira de sanções da Casa Branca, o ministro Alexandre de Moraes enviou uma indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao empresário Elon Musk durante sessão do STF nesta terça-feira (25/3). Ao se manifestar sobre a denúncia contra Bolsonaro e outros 7 investigados no inquérito do golpe, o magistrado disse que o Supremo “não se intimidará” com milícias digitais “nacionais ou estrangeiras” e que o Brasil é “soberano e independente”.

“Nós sabemos que as milícias digitais continuam atuando, inclusive durante esse julgamento, tentando pegar trechos para montar. Porque a especialidade dessas milícias digitais é a produção e distribuição de fake news para a tentativa de intimidar o Poder Judiciário. Não perceberam que, se até agora não intimidaram o Poder Judiciário, não vão intimidar o Poder Judiciário, seja com milícias digitais nacionais ou estrangeiras, porque o Brasil é um país soberano e independente”, disse Moraes.

5 imagens
Donald Trump e Elon Musk preparam sanções contra o Brasil por decisões do STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes bloqueou a rede X, de Elon Musk, o que aumentou discussão sobre regulação das redes
O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula
Governo Trump discute sanções ao ministro Alexandre de Moraes
1 de 5

Moraes aplicou multas milionárias à rede social X, de Elon Musk

Getty Images / Arte Metrópoles
2 de 5

Donald Trump e Elon Musk preparam sanções contra o Brasil por decisões do STF

Reprodução
3 de 5

O ministro do STF Alexandre de Moraes bloqueou a rede X, de Elon Musk, o que aumentou discussão sobre regulação das redes

Arte/Metrópoles
4 de 5

O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula

Igo Estrela/ Metrópoles
5 de 5

Governo Trump discute sanções ao ministro Alexandre de Moraes

Arte sobre foto Anna Moneymaker/Getty Images e Igo Estrela/Metrópoles

Dessa forma, Alexandre de Moraes confirmou publicamente o que já vinha dizendo a colegas nos corredores da Corte: não mudará sua forma de atuar devido à pressão internacional. Em fevereiro, o ministro foi alvo de nota oficial da embaixada dos Estados Unidos, que sustentou haver censura no Brasil, e foi processado pela Trump Media, empresa de quem o nome sugere. Nos últimos dias, a Casa Branca ou a discutir a ampliação de sanções a mais autoridades brasileiras.

Aliados de Donald Trump no governo e no Congresso dos EUA sustentam haver violação de direitos humanos em determinações de Moraes e contestam o bloqueio de usuários de redes sociais investigados no inquérito das milícias digitais. Também acusam o magistrado de violar a jurisdição norte-americana e de beneficiar um grupo político. Alexandre, por sua vez, sustenta que suas decisões são técnicas e que os alvos das decisões judiciais extrapolaram o limite da liberdade de expressão.

A soberania destacada por Moraes também tem sido citada pelo Itamaraty e por ministros do governo Lula para se contrapor à ofensiva. Em entrevista à coluna, Wellington Dias (Desenvolvimento Social) afirmou: “O Brasil é um país soberano, aberto a investidores do mundo inteiro. Mas aqui há regras”. Ao se referir ao empresário Elon Musk, notório crítico de Alexandre na Casa Branca, Dias acrescentou: “Algumas pessoas alcançaram um patamar de riqueza tão grande que pensam que são donas do mundo”.

Auxiliares de Trump elaboram um texto que, além de definir punições à Moraes, estabelece prazo de 120 dias para o Departamento de Estado dos EUA apontar mais integrantes do Judiciário e do governo brasileiro que apoiaram a derrubada de perfis, nos EUA, de usuários de redes sociais.

A medida poderá afetar outros ministros da 1ª Turma do STF que acompanharam voto de Moraes pela derrubada de perfis, bem como juízes auxiliares, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e delegados da Polícia Federal que municiaram decisões do ministro da Suprema Corte.

Lei Magnitsky

Analisada pelo governo Donald Trump para possível punição a Alexandre de Moraes, a Lei Magnitsky autoriza os EUA a punir pessoas que considere terem violado direitos humanos. Na visão de Elon Musk, Moraes se enquadraria nesse perfil. Cabe ao presidente dos Estados Unidos, a seu critério, determinar as pessoas alvejadas por essas sanções, com base em “evidências confiáveis’.

As punições vão desde o congelamento de dinheiro e patrimônio nos Estados Unidos até a proibição de ingresso em solo norte-americano. O objetivo inicial do texto, elabora durante o governo de Barack Obama, foi punir autoridades da Rússia após a morte do advogado tributarista Sergei Magnitsky, que dá nome à lei.

A discussão da Lei Magnitsky para punir Alexandre de Moraes entrou em pauta após o ministro do STF afirmar, em discurso na USP, que há big techs que manipulam o algoritmo nas redes sociais para promover ideologia fascista e corroer a democracia.

Em resposta, apoiadores de Elon Musk defenderam sanções a Moraes. Até que o próprio bilionário, então, questionou se o magistrado não teria propriedades em solo norte-americano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?