body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A vagina também precisa de colágeno; médica responde por quê

Especialista aponta que o colágeno pode ajudar na hidratação e na elasticidade da área íntima, além de estimular a musculatura pélvica

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
vagina
1 de 1 vagina - Foto: Getty Images

Quando se fala do termo “rejuvenescimento íntimo”, temas como estética e embelezamento podem vir à mente. Entretanto, esse não é o principal propósito de algumas técnicas de regeneração voltadas para essa região, e sim proporcionar bem-estar para a mulher. Um dos tratamentos eficazes nesse sentido é o colágeno íntimo.

O colágeno, a quem não sabe, é uma proteína presente em vários tecidos do corpo, inclusive na vagina e na vulva, e serve tanto para dar elasticidade quanto para dar firmeza à cútis.

Segundo a ginecologista, obstetra e uroginecologista Maria Emília Ferreira, com a perda de colágeno na região íntima, ocorre a atrofia vaginal, uma secura e flacidez da vulva que pode gerar sintomas como fissura, cortes na hora da relação sexual, ardência na vagina e até mesmo incontinência urinária.

Benefícios

Maria Emília destaca que, quando se fala em vagina e canal vaginal, o colágeno pode aumentar a espessura e quantidade de camadas celulares na vagina. Isso faz com que a produção do glicogênio, que é o alimento das bactérias “boas”, volte aos patamares normais. “E ainda regula o pH vaginal, diminui o risco de infecção urinária e de corrimentos vaginais e ajuda a melhorar a lubrificação da vagina, porque aumenta a hidratação do tecido.”

“O aumento da produção de colágeno é importante tanto para a parte estética, quando a gente fala da flacidez da vulva; quanto para melhorar sintomas como a coceira, que acontece quando a vulva fica ressecada”, explica a profissional.

Vida sexual

Para a vida sexual, a médica acrescenta que, com a melhora da elasticidade e firmeza da pele, a região fica mais tonificada e com menos flacidez. “Os benefícios para a vida sexual, então, são a melhora da lubrificação e, consequentemente, do prazer.”

5 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Getty Images

Como obter?

A principal fonte de colágeno costuma ser a alimentação, contudo, outras técnicas podem ajudar a lidar com essa perda. A profissional destaca que atualmente existem diversas tecnologias que podem impulsionar a proteína.

“Uma delas é o laser de CO2,  o mais utilizado e que acabou se tornando referência para tratamento de rejuvenescimento íntimo. No caso do ultrassom microfocado, ele trata a mucosa vaginal, principalmente as camadas mais profundas. Por isso, pode ser associado com o tratamento a laser, voltado para a micosa vaginal.”

Já na vulva, há outras técnicas que podem ser combinadas, segundo a médica. “Além das tecnologias como o laser, a radiofrequência e o ultrassom microfocado, existe o bioestimulador de colágeno, uma medicação injetada na vulva e que estimula o corpo a produzir esse neocolagênese, um novo colágeno. O efeito disso é uma pele mais firme.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?