body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O prazer é delas! O que é a independência sexual e como alcançá-la

Sexóloga aponta o que é a independência sexual, fundamental para o empoderamento feminino, e como construir a sua

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
casal
1 de 1 casal - Foto: Getty Images

Para muitas pessoas, transar com um ou mais parceiros não apenas é divertido, como necessário. Declarar a independência sexual, porém, pode ser ainda mais prazeroso. Falar sobre isso é, também, falar sobre empoderamento feminino, palavra que ficou popular nos últimos anos e significa ter a liberdade de escolher e agir sobre decisões que afetam as próprias vidas.

De acordo com a ginecologista e sexóloga Maria Carolina Dalmboni, a independência sexual vem após anos de luta, e muitos deles nos quais a sexualidade das mulheres girava em torno de agradar o parceiro, ou visando a procriação.

“Quando falamos dessa independência, falamos da mulher ter controle sobre sua sexualidade e consciência de que o sexo é sobre o seu prazer”, comenta. “Isso vem a partir do autoconhecimento e da curiosidade em entender seu papel da sexualidade.”

Ao contrário da crença popular, a liberdade sexual não significa apenas fazer sexo com qualquer pessoa, se essa for a sua escolha. Independência sexual significa ter confiança em sua sexualidade e em seu “eu sensual”. É, sobretudo, sobre libertar-se das opiniões dos outros e viver de acordo com os próprios princípios.

Nos relacionamentos e no sexo, é essencial ouvir o próprio corpo e as próprias vontades. Por isso, descobrir-se é a principal arma para não cair em ciladas sexuais.

3 imagens
Além de gostoso, traz benefícios para a saúde
É o ápice da sensação de prazer, enquanto a ejaculação é a saída de fluidos corporais
1 de 3

O orgasmo é a sensação de extremo prazer que acontece no clímax do sexo

oleg66/Getty Images
2 de 3

Além de gostoso, traz benefícios para a saúde

3 de 3

É o ápice da sensação de prazer, enquanto a ejaculação é a saída de fluidos corporais

miljko/Getty Images

“Essa liberdade é útil para escolher relacionamentos saudáveis, para respeitar os próprios limites, e para estar abertos a novas experiências; principalmente, é sobre estar se sentindo bem com seu corpo e mente”, comenta Maria Carolina.

Masturbação é autoconhecimento

A independência sexual também não se resume a escolha de uma parceria. É, ainda, a capacidade de conseguir atingir o próprio prazer, sem depender de terceiros.

Quando falamos do orgasmo e da masturbação feminina, falamos diretamente de todo tabu que cerca o tema, e do quanto a sexualidade da mulher foi – e ainda é – mal interpretada. Por isso, se tocar, se dar prazer e explorar suas zonas erógenas é uma ferramenta imprescindível de autoconhecimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?