body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

JBS transforma subprodutos em super produtos

Empresa investe em economia circular para eliminar desperdícios e maximizar o uso dos recursos

Divulgação
Fotografia colorida mostrando refinaria-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando refinaria-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

metropoles.com

Há cerca de 20 anos, a JBS abraçou o tema da economia circular. A companhia adota o conceito nas operações, reutilizando, recuperando e reciclando os resíduos. Para se ter uma ideia, 99% dos materiais de cada bovino processado são aproveitados. Em aves e suínos, o porcentual é de quase 95%, conforme a empresa.

Isso significa um uso que vai muito além da carne que abastece milhões de famílias no Brasil e nos 150 países importadores da produção da JBS.

O modelo de produção da economia circular elimina desperdícios e maximiza o uso eficiente de todos os recursos. Os resíduos de um processo são reutilizados como matéria-prima em outro, criando um fluxo contínuo que contribui para a redução do lixo produzido e da necessidade de extração de novos recursos.

A grande responsável por esse trabalho é a JBS Novos Negócios, empresa do grupo que foi fundada em 2009 e atualmente conta com 6 mil profissionais que atuam nas 14 linhas de negócios e é pioneira no aproveitamento de resíduos industriais.

Fotografia colorida mostrando homem de terno sorrindo-Metrópoles

“Reunimos operações que transformam os subprodutos e materiais não aproveitados do processamento da carne bovina, suína e de aves em produtos de alto valor agregado em áreas como biodiesel, colágeno, envoltórios para embutidos, rações, insumos fármacos, materiais de higiene e limpeza.”

Nelson Dalcanale, presidente da JBS Novos Negócios

A economia circular na prática

O negócio principal da JBS é produzir alimentos. Tudo que não é aproveitado para esse fim se torna resíduo que seria descartado sem a aplicação dos conceitos de economia circular.

Os ossos e hemoglobina, por exemplo, são matéria-prima para rações de animais. O couro, também. A  superfície do material é aproveitada para confecção de calçados, bolsas, estofados etc. Já a camada de baixo é transformada em colágeno.

A Genu-in, empresa da JBS Novos Negócios, produz 12 mil toneladas de colágeno e gelatina por ano.  O Orygina usa colágeno para fornecer produtos para a indústria farmacêutica, centros de pesquisa e outros mercados focados em tecnologia.

Já a Novapron+ produz soluções proteicas de alta funcionalidade a partir de colágeno bovino que melhoram a textura, suculência, rendimento e estabilidade de alimentos.

“Para cada resíduo temos que achar uma destinação e tratar de agregar valor e não poluir o meio ambiente”, afirma Dalcanale.

Outros negócios são ligados ao reuso de matérias-primas como óleo, plástico e esterco. A Ambiental desenvolve produtos e soluções a partir de resíduos industriais sólidos a ainda gerencia e trata itens não recicláveis, rastreando o ciclo de vida e garantindo que sejam descartados adequadamente. Nos últimos 10 anos, a empresa foi responsável por reciclar mais de 40 mil toneladas de plásticos, que são transformados em sacos, embalagens, móveis, pisos e telhas.

A Biopower é uma das maiores produtoras de biodiesel do país,, tendo como matéria-prima os resíduos orgânicos gerados pelo processamento de bovinos.

Também utiliza como insumo óleo de fritura usado, recolhido no comércio e nos lares de cidades em que atua. A empresa produz por volta de 550 milhões de litros de combustível limpo por ano e evita aproximadamente 910 mil toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa.

O programa Óleo Amigo da Biopower coletou 25 milhões de litros em 40 cidades de São Paulo, evitando a poluição de 650 bilhões de litros de água – suficiente para abastecer por 16 anos uma cidade de um milhão de pessoas.

Os negócios são tratados como são: unidades independentes, que devem ser autossustentáveis e obter resultados financeiros positivos.

“Os resíduos são comprados a preço de mercado. Mas, em alguns casos, os lucros são reinvestidos para a expansão da produção”, explica Dalcanale. “Para nós, o retorno ambiental que geram é maior do que o valor em receita.”

Ao investir nos negócios baseados no conceito de economia circular, a JBS atua para minimizar o impacto da produção no planeta. “A sustentabilidade está no centro de nossa estratégia e modelo de negócio”, pondera Alexandre Kavati, gerente de Sustentabilidade da JBS. “Atuamos para transformar subprodutos em super produtos e, dessa forma, contribuir para um mundo melhor.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?