body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Sede da COP 30, Pará terá o 3º maior crescimento econômico do país

Produto Interno Bruto do Estado da Amazônia deve crescer 3,5% em 2025 — bem acima da média nacional, que é de 2,2%

Foto: CarlosSodre/Agência Para
belem - para
1 de 1 belem - para - Foto: Foto: CarlosSodre/Agência Para

atualizado

metropoles.com

O Pará, estado brasileiro escolhido para sediar a primeira Conferência Mundial Sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil é, também, um dos que mais terá crescimento econômico no país em 2025. Os números, inclusive, ultraam a média nacional, que é de pouco mais de 2%. Os dados são da Tendências Consultoria, uma das mais renomadas do Brasil.

Leia mais sobre a COP 30

O levantamento prevê que o estado da Região Amazônica crescerá 3,5%, impulsionado não só pela mineração e pelo agronegócio, comumente fortes pela especificidade da região, mas também pelo setor de serviços, que vem crescendo nos últimos anos e que será ainda mais aquecido com a realização da COP 30 em novembro, na capital paraense.

O fortalecimento e os investimentos para a consolidação da bioeconomia no Estado vão estimular a criação de negócios sustentáveis. Novas oportunidades para a região também serão importantíssimas e deixarão o Pará atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro entre os estados “mais ricos” do país.

Investimentos estratégicos impulsionam vocações naturais e criam novas “potências”

Atualmente, o Pará responde por 41,4% do PIB regional e a expectativa é que a realização da COP 30 traga impactos ainda mais positivos para o crescimento da economia, por conta da visibilidade que o Estado da Amazônia ganhará.

“O Pará terá sua visibilidade aumentada no cenário nacional e internacional, o que abre portas para novos investimentos em energia limpa, agricultura sustentável, ecoturismo e, especialmente, infraestrutura. Já contamos com mais de 4 bilhões em investimentos na infraestrutura viária, na melhoria da rede hoteleira e de pontos turísticos, o que gera empregos e movimenta a economia”, pontuou a economista Renata Novaes.

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) projeta o crescimento real da economia paraense em 3,3% e acredita que investimentos estratégicos que devem acelerar esse aumento são a expansão da mineração, as melhorias na infraestrutura logística, a bioeconomia, a energia renovável e o fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio, comércio exterior e turismo.

“O Pará, nos últimos cinco anos, com a gestão do governador Helder Barbalho, vem investindo fortemente em um equilíbrio entre a produção e a conservação da floresta. O estado se destaca não só no crescimento de suas vocações naturais, mas também nos serviços ecossistêmicos e no crédito de carbono, que são cadeias produtivas as quais, cada dia mais, consolidam-se e ganham espaço”, destaca o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho.

Para ele, é importante considerar que o Estado do Pará possui uma economia diversificada. “Nós temos um agronegócio pujante, com o segundo maior rebanho do Brasil; uma grande produção e expansão de soja, milho e outros produtos da agricultura e da agrofloresta, como açaí e o cacau, que são líderes nacionais. Temos uma mineração fortíssima, uma das maiores províncias minerais do mundo se situa no Estado do Pará. Além de termos a maior jazida de ferro do mundo, por isso, a nossa balança comercial sofre outras influências, o nosso PIB sofre outras influências”, ressalta Botelho.

Belém
Belém (PA) sediará a COP30, em novembro dde 2025

A importância da capital, Belém do Pará

Com uma população de 1,3 milhão de habitantes, o município tem grande importância econômica para o estado e para a Região Norte, atuando como um centro comercial e logístico vital para o escoamento da produção da Amazônia para o resto do Brasil e o exterior.

Belém também se apresenta como um polo regional, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 20,562 bilhões, demonstrando uma economia diversificada e em crescimento. A localização geográfica da cidade, à beira do Rio Amazonas, faz de Belém um ponto estratégico para o comércio de produtos como açaí, castanha-do-pará, cacau e peixes, além de ser um importante centro de indústria e serviços.

Governo do Pará

Facebook | Instagram 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?