body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Virou Negócio: como a Casa do Saulo foi do Pará para o mundo

Eleito Embaixador do Turismo Gastronômico da ONU, o chef de cozinha Saulo Jennings uniu cultura e sustentabilidade em um negócio lucrativo

RET Mídia
Foto colorida de Saulo Jennings - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Saulo Jennings - Metrópoles - Foto: RET Mídia

atualizado

metropoles.com

Saulo Jennings, chef visionário da Amazônia, transformou a varanda da própria casa, em Santarém, no Pará, em um restaurante icônico: a Casa do Saulo.

Agora, a história de Saulo Jennings pode ser conhecida no novo episódio do “Virou Negócio” – websérie do Metrópoles, em parceria com o Itaú Empresas, que apresenta trajetórias inspiradoras de empreendedores brasileiros.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Com empreendedorismo regional e criativo, ele construiu não apenas um negócio lucrativo, mas uma oportunidade de promover a culinária do Norte e desenvolver comunidades locais, baseado no trabalho duro e respeito à natureza.

Criado às margens do rio Tapajós, Saulo herdou a paixão pela gastronomia do pai, que costumava reunir a família ao redor da mesa. Foi essa a essência que o motivou a abrir o primeiro restaurante com cinco mesas e um fogão de duas bocas.

“Eu dava aulas de kitesurfe e, no fim, oferecia um lanche para os alunos. Esse momento de partilha, de contato com a natureza, virou um ritual. Todos me incentivaram: ‘Saulo, abre um restaurante, mais pessoas precisam viver isso’”, relembra o chef.

Assim nasceu a Casa do Saulo, um espaço que rapidamente conquistou moradores locais e turistas pela experiência única. Hoje, o negócio conta com cinco unidades do restaurante espalhadas pelo Brasil, além de uma pousada, um hotel e dois barcos-hotéis.

O sucesso é tanto que o chef coleciona prêmios, inclusive o de Embaixador do Turismo Gastronômico da ONU.

Impacto social

A influência da Casa do Saulo vai além da gastronomia: são mais de mil pessoas impactadas em famílias espalhadas por toda a região.

Ao comprar ingredientes e produtos de pequenos produtores do Pará, Saulo promove o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a economia local e gerando oportunidades para comunidades da região.

Para Erick Jennings, irmão de Saulo, a genialidade do empreendedor está na combinação de carisma e ação.

“Ele pensa e faz. Esse dinamismo, aliado à empatia e à liderança, faz dele muito mais do que um grande chef. Ele é uma grande pessoa”, destaca.

O apoio que transformou o negócio

Como todo empreendimento que começa do zero, os desafios financeiros foram inevitáveis. Saulo ite que, inicialmente, a gestão não era um ponto forte.

“Eu estava focado em cozinhar e entregar o melhor prato, mas a conta não batia. Foi quando um gerente do Itaú entrou na minha vida e me ensinou a enxergar os custos e organizar as finanças”, conta.

O apoio não parou por aí. Com a chegada da internet à região, as maquininhas de pagamento facilitaram as transações e aumentaram significativamente as vendas.

“Foi um divisor de águas. Quando começamos a expandir, o banco ajudou a estruturar nossa empresa como um grupo, consolidando uma holding”, explica.

A história de Saulo é um exemplo vivo do impacto que parcerias estratégicas podem ter na trajetória de um negócio. Para ele, o relacionamento com o Itaú foi essencial.

“Eu gosto de criar relações duradouras e foi exatamente isso que encontrei com o banco. Eles caminharam comigo e continuam ajudando a realizar meus sonhos”, complementa.

Olhar para o Futuro

E os sonhos de Saulo não param por aqui. Com inaugurações previstas para 2025 em Brasília e Santarém, ele segue determinado a expandir ainda mais sua marca, consolidando a culinária amazônica no cenário gastronômico global.

Casa do Saulo

Endereço: Rodovia Interpraias, S/N – Km 4 Curuatatuba São Francisco do Carapanari, Santarém – PA, 68005-560

Horário de funcionamento: de terça a quinta das 11h às 16h; de sexta a domingo, das 11h às 18h. Fechado às segundas.

Reservas: (93) 99224-4691

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?