body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Crimes contra a vida no DF levam, em média, 2 anos para serem julgados

No país, tempo até julgamento é de, em média, 6 anos. Confira outros dados de levantamento do MPDFT sobre crimes intencionais contra a vida

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia posada de um Juiz batendo martelo - Metrópoles
1 de 1 Fotografia posada de um Juiz batendo martelo - Metrópoles - Foto: Reprodução

A tramitação judicial de processos que envolvem crimes intencionais contra a vida dura, em média, 800 dias — dois anos e dois meses — da data do delito até a de julgamento no Brasil. O tempo no Brasil é de 2,2 mil dias: aproximadamente seis anos.

Os dados constam no anuário Verum em Números, elaborado pelo Núcleo do Tribunal do Júri e de Defesa da Vida (NTJDV) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O levantamento mostra detalhes da tramitação desses crimes, desde a fase de investigação até a etapa do julgamento.

O Verum em Números analisou 1.449 registros relativos a 1.406 inquéritos, abertos entre 2018 e 2021, com extração da base de dados em 2 de maio de 2023.

Os números revelam, ainda, que a taxa de condenação por esses crimes ficou em torno de 70%, segundo o documento divulgado nesta segunda-feira (28/8). Em nível nacional, o resultado é de 48%, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No período analisado, o total de condenações superou o de absolvições. Em 2018, por exemplo, dos 207 réus que responderam aos processos, 155 foram condenados — sendo 123 por crime qualificado, 17 por homicídio simples e 15 por feminicídio.

Em 2019, dos 193 processos analisados, 140 resultaram em condenação do réu — 17 dos quais por feminicídio.

“Com a publicação desse anuário, o Ministério Público dá transparência para o sistema de justiça criminal no Distrito Federal e oferece, tanto à sociedade civil organizada quanto à academia, subsídios necessários para se debruçarem sobre essa temática tão premente, na busca comum por uma sociedade menos violenta”, enfatiza o promotor de Justiça e coordenador do NTJDV, Raoni Maciel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?