body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

DF registra primeiro caso de febre oropouche. Saiba detalhes da doença

Febre oropouche é transmitida por mosquitos, tem elevado potencial de disseminação, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pode matar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
INPA/Reprodução/L.P.C. Carvalho
Imagem de microscópio retrata o mosquito Culicoides paraenses, transmissor da febre oropouche - Metrópoles
1 de 1 Imagem de microscópio retrata o mosquito Culicoides paraenses, transmissor da febre oropouche - Metrópoles - Foto: INPA/Reprodução/L.P.C. Carvalho

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou o primeiro caso de febre oropouche na capital do país desde a volta da circulação da doença no Brasil. O vírus causador da infecção é transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis — conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora.

A informação consta no mais recente boletim epidemiológico de arboviroses divulgado pela SES-DF na última sexta-feira (7/3). O documento também detalha que o paciente infectado é morador do Distrito Federal.

Apesar disso, após investigação do caso, a pasta verificou que a infecção ocorreu em outra unidade da Federação.

A transmissão da febre oropouche ocorre por meio do mosquito-vetor da doença. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o inseto permanece com o vírus por alguns dias; quando ele pica uma pessoa saudável, é possível desenvolver a enfermidade — que, assim como a dengue, pode matar.

Definição e sintomas

A febre oropouche é uma doença viral endêmica da Amazônia que tem provocado surtos no Brasil desde a década de 1970 e é considerada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma das doenças transmitidas por insetos e aracnídeos de maior risco em circulação no Brasil.

A infecção se manifesta de forma aguda, com febre de início súbito, dor de cabeça intensa e prolongada, além de dor muscular e nas articulações, geralmente com duração entre dois e sete dias.

Também é possível apresentar náusea e diarreia. Em caso de manifestação desses sinais, é necessário procurar atendimento médico. Em geral, o tratamento varia de acordo com os sintomas e inclui recomendação de repouso.

A febre oropouche tem dois tipos de transmissão:

  • Ciclo silvestre: quando animais como macacos, bichos-preguiça e aves são os hospedeiros do vírus. Alguns tipos de mosquitos, como o Coquillettidia venezuelensis e o Aedes serratus também podem carregá-lo e atuar como vetores. Ao mesmo tempo, a mosca Culicoides paraensis é considerada o principal transmissor em ambiente silvestre.
  • Ciclo urbano: quando os humanos são os principais hospedeiros do vírus. O mosquito Culicoides paraensis é o vetor mais comum responsável pela transmissão, e o Culex quinquefasciatus (a muriçoca) é considerado um agente secundário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?