body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Documentário Para Vigo Me Voy! celebra Cacá Diegues em Cannes

Documentário Para Vigo Me Voy! celebra Cacá Diegues em Cannes, mostrando a trajetória do cineasta no cinema e na vida

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues
1 de 1 Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues - Foto: Reprodução

O cineasta Carlos Diegues, mais conhecido como Cacá Diegues, será lembrado no Festival de Cannes 2025, com a première mundial do documentário Para Vigo Me Voy!, dirigido por Lírio Ferreira e Karen Harley. Cacá faleceu em fevereiro deste ano, quando o documentário ainda estava sendo produzido.

Parte da seleção Cannes Classics, o filme concorre ao Olho de Ouro, prêmio de Melhor Documentário do evento, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio na França.

O documentário é uma viagem cinematográfica pela trajetória do cineasta, revelando a capacidade única de capturar o espírito do tempo presente em suas narrativas. O longa explora como as obras de Diegues refletem os traços da história brasileira nas últimas seis décadas, além de abordar aspectos íntimos da vida pessoal dele.

“O filme é uma grande aula de cinema brasileiro. São mais de 60 anos de cinema, atravessando a história do País, desde o Brasil Colônia. E não é apenas sobre Cacá. São muitos artistas que marcaram época. Para citar alguns, Antonio Pitanga, Jeanne Moreau, Zezé Motta, Marília Pêra, Sonia Braga, Antonio Fagundes, Wagner Moura e Jesuíta Barbosa; Moacir Santos, Chico Buarque, Jorge Benjor, Caetano e Gil.”, afirma Diogo Dahl, produtor de Para Vigo Me Voy!.

Cacá ou pelo Festival de Cannes com oito dos 17 longas que dirigiu sozinho ao longo da vida. No festival, o brasileiro participou de três vezes da mostra competitiva — com Bye Bye Brasil, em 1980; Quilombo, em 1984; e Um Trem Para as Estrelas, em 1987 — e outras três vezes da Quinzena dos Realizadores — com Os Herdeiros, em 1969; Joanna sa, em 1973; e Chuvas de Verão, em 1978.

4 imagens
Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues
Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues
Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues
1 de 4

Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues

Reprodução
2 de 4

Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues

Reprodução
3 de 4

Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues

Reprodução
4 de 4

Para Vigo Me Voy! homenageia trajetória de Cacá Diegues

Reprodução

Diegues foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo e dirigiu 30 filmes, entre longas e curtas, druante a carreira. Ele deixou o inédito Deus Ainda É Brasileiro, continuação do sucesso de 2003.

Com distribuição nos cinemas da Gullane+, Para Vigo Me Voy! tem produção executiva de Maria Fernanda Miguel, montagem de Mair Tavares e Daniel Garcia, montagem final feita por Karen Black e Lucílio Jota, e fotografia de Loiro Cunha. A música-título do filme é interpretada por Ney Matogrosso e o Pife Muderno e é produzida por Carlos Malta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?