Lilo & Stitch estreia no cinema com história fiel ao filme original
O live-action de Lilo & Stitch é um raro acerto da Disney após diversas decepções. O filme estreia nesta quinta-feira (22/5)
atualizado
Compartilhar notícia

Após algumas decepções, a nova aposta da Disney para os cinemas é o live-action de Lilo & Stitch, que retrata o famoso monstrinho azul e fofo que ficou marcado nas telas, cadernos, garrafinhas e até mesmo bichinhos de pelúcia.
O filme estreia nesta quinta-feira (22/5) com um roteiro fiel a história original, lançada em 2002 como animação. O longa mostra a linda amizade entre Lilo, uma menina havaiana de seis anos, e Stitch, um alienígena azul que chegou na Terra fugindo de outra galáxia.
Explorando o conceito de família, o filme relembra uma das frases mais marcantes da animação: “Ohana quer dizer família, que significa nunca abandonar ou esquecer”. É com esse lema que Lilo convence a irmã mais velha, Nani, a abrigar Stitch, que está sendo procurado por dois seres de outro planeta: Jumba e Pleakley.
A amizade incomum entre Lilo e Stitch começa a gerar uma série de problemas para Nani, que se esforça para manter a guarda da pequena após a morte dos pais.
O enredo cativante e as semelhanças com a animação original conseguem levar um gostinho de nostalgia para os fãs, que hoje já estão adultos, sem excluir o público infantil atual.
Lilo & Stitch também captura conceitos importantes do dia a dia, como o luto, a valorização da família e o amor incondicional entre irmãos. Dessa maneira, o longa consegue explorar bastante o lado emocional, mas com a dose certa de humor — a dublagem brasileira não deixa a desejar, com piadas que só quem é do Brasil entende.
Aproximação com a cultura local
Outro ponto alto de Lilo & Stitch é o elenco formado por atores havaianos. Lilo é interpretada por Maia Kealoha, que nasceu no Havaí. Com apenas 8 anos, a pequena brilhou em cada cena com seu jeito divertido.
Quem deu vida à Nani é a atriz Sydney Agudong, também nascida no Havaí. Tia Carrere, que faz a assistente social, também tem a mesma origem. Além de atriz, Carrere também é cantora, sendo responsável pela canção Aloha ‘Oe, que faz parte da trilha sonora do live-action e da animação.
A escolha do elenco foi um grande acerto, já que os personagens mantém uma conexão genuína com o cenário e a cultura local.
O casting também conta com Coutney B. Vance (Law & Order e A Caçada ao Outubro Vermelho) e Amy Hill (O Gato e Como Se Fosse a Primeira Vez).
Tecnologia e trilha sonora
A computação gráfica usada em Lilo & Stitch é muito bem feita. A tecnologia usada no filme deixa Stitch, Jumba e Pleakley o mais realistas possível, sem causar estranhamento.
O CGI também deixa as emoções dos personagens bastante claras, fazendo com que o público saiba exatamente o que eles estão sentindo.
Por fim, a trilha sonora dá um toque especial para o longa. Assim como na animação, foram usadas músicas do icônico Elvis Presley e canções que aproximam o público com a cultura havaiana.